Prazo para quitar o IPVA com desconto se encerra nesta terça-feira

Mais um grupo de proprietários de veículos automotores devem fazer o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) nesta terça-feira (24). A Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo organizou o calendário baseado no final de placa dos veículos, sendo que nesse mês o vencimento é para a primeira parcela ou cota única.

Prazo para quitar o IPVA com desconto se encerra nesta terça-feira
Prazo para quitar o IPVA com desconto se encerra nesta terça-feira (Imagem: FDR)

O governo do estado de São Paulo finaliza nessa terça-feira (24) o calendário de pagamentos do IPVA de 2023. Os veículos com placa de final zero têm o vencimento do tributo marcado para essa data. O cronograma de janeiro que vale para a cota única ou parcelamento começou no dia 11 de janeiro.

Quem não fez o pagamento dentro desse primeiro calendário perdeu a chance de conseguir 3% de desconto na quitação à vista, ou de fazer o parcelamento em até cinco vezes. Agora, a única chance possível de quitar o tributo é de uma única vez, mas sem qualquer desconto.

O último grupo a ter essa oportunidade de escolher como pretende pagar o IPVA são os proprietários de veículos cuja placa finaliza em 0. Dependendo do valor total do IPVA, o sistema calculará automaticamente o número de parcelas: em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e consecutivas. Mas, o valor mínimo por cota deve ser de R$ 68,52.

Como pagar o IPVA de 2023 em São Paulo

Quem ainda estiver dentro do calendário pode pagar o IPVA de 2023 em cota única com redução de 3% do valor. Ainda existe a possibilidade de fazer o parcelamento em cartão de crédito, mas por meio de empresas credenciadas a Sefaz. O número de parcelas depende de cada operador.

É importante lembrar que o pagamento do imposto é obrigatório, e quem não quita-lo terá consequências. O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Para pagar o imposto basta que os contribuintes façam da seguinte forma desde que procurando os bancos credenciados e apresentando o número do RENAVAM:

  • Nas agências bancárias;
  • Nos guichês e terminais de atendimento desses bancos;
  • App e internet banking.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com