Banco Original pode ter importante alteração envolvendo conta para pessoas físicas

Circula a informação, em alguns portais, que o Banco Original, primeira instituição com contas-correntes 100% online, pode  encerrar sua área de varejo e fazer a transferência de todos os seus clientes pessoa física para o PicPay.

Banco Original encerra esta conta e deixa clientes surpresos. Confira o que vai acontecer (Imagem: FDR)

Como apurou o portal Tecmundo, a nova intenção do Banco Original é mudar completamente seu foco de atuação, se direcionando para o atendimento a grandes empresas e ao agronegócio.

A operação seria facilitada pelo fato das duas instituições – tanto o Picpay quanto o Banco Original – pertencerem ao Grupo J&F, holding que controla a gigante do setor de alimentos JBS.

Entretanto, parte da cúpula da instituição financeira afirma que a ideia original que motiva a iniciativa é uma tentativa de reduzir os custos operacionais da holding, além de fortalecer a possibilidade de disponibilizar carteiras digitais aos clientes.

Hoje, a J&F paga duas vezes pela realização do mesmo serviço, uma vez que tanto as equipes do Original quanto as do PicPay disponibilizam os mesmos produtos para os clientes das duas empresas.

Parceria entre PicPay e Banco Original pode melhorar serviços

Atualmente, o PicPay funciona apenas como uma instituição para a realização de pagamentos, mas sem prestar serviços bancários. Por isso, o articulador do atual projeto e CEO do Banco Original, José Antônio Batista, transformou o antigo Banco Original do Agronegócio, também sob posse da holding, no PicPay Bank. Contudo, este ainda segue separado da fintech.

Assim, com a chegada da carteira digital para os clientes pessoa física do Original, a fintech poderá se tornar oficialmente um banco, após cumprir alguns atos regulatórios determinados pelo Banco Central para efetivar a operação.

Antes de encerrar as suas atividades, o Banco Original tinha mais de 7 milhões de clientes pessoa física em julho de 2022, apenas 10% do público que utiliza o PicPay, que possui mais de 71,2 milhões de usuários cadastrados.

Entretanto, durante o primeiro semestre do ano passado, a fintech contabilizou um prejuízo de R$ 663,2 milhões, com queda de 87,3% do valor das ações em relação ao período anterior. Essa é uma das questões que o responsável pela transação, que é sobrinho dos irmãos Batista, vem tentando equalizar.

O portal Suno Notícias entrou em contato com a assessoria do Banco Original, que não se posicionou oficialmente. Já o PicPay disse que não comentará o caso.

Sair da versão mobile