Aposentados de SP não poderão sacar salário do INSS nessa quarta-feira; saiba porque

O calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou nessa quarta-feira (25) em todos os locais do país. Esse é o primeiro pagamento do ano, e já conta com reajuste. Nessa primeira etapa do cronograma recebem aqueles cujo rendimento previdenciário não ultrapassa um salário mínimo. Para os moradores da cidade de São Paulo, porém, o recebimento será diferente.

Aposentados de SP não poderão sacar salário do INSS nessa quarta-feira; saiba porque
Aposentados de SP não poderão sacar salário do INSS nessa quarta-feira; saiba porque (Imagem: FDR)

Pelo menos 70% dos segurados do INSS recebem até um salário mínimo, por isso terão acesso ao pagamento nesse primeiro momento. O cronograma que paga esse grupo se estende até 7 de fevereiro. Para os moradores da cidade de São Paulo o calendário foi alterado, e terá início na quinta-feira (26) beneficiando aqueles cujo benefício finaliza no número 1.

O INSS explica que quando há feriado municipal, estadual ou federal, o cronograma de pagamentos é alterado, isso porque o banco não funciona e não consegue repassar a quantia. Apenas na capital de São Paulo o dia 25 de janeiro é considerado feriado, devido a comemoração de aniversário da cidade.

Por conta disso, os aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo e que o número do benefício finaliza em 1, receberão no dia 26 de janeiro junto com o grupo de benefício final 2. Para todo o resto do Brasil continua valendo o mesmo cronograma, respeitando as datas originais.

Calendário de pagamentos do INSS

Esse é o primeiro pagamento do INSS do ano de 2023, em que o piso é de R$ 1.302 e o teto chega a R$ 7.507,49. Para aqueles que recebem acima do mínimo o cronograma está marcado para iniciar a partir de 1º de fevereiro, sendo que para os dois casos o calendário encerrará no dia 7 de fevereiro.

O calendário completo pode ser consultado no aplicativo Meu INSS. Enquanto o cronograma de janeiro é visto logo abaixo:

Para quem ganha um salário mínimo

Final Data do depósito
1 25/jan*
2 26/jan
3 27/jan
4 30/jan
5 31/jan
6 01/fev
7 02/fev
8 03/fev
9 06/fev
0 07/fev

*Beneficiários da cidade de São Paulo com NIS final 1 receberão na quinta (26).

Para quem ganha acima do salário mínimo

Final Data do depósito
1 e 6 01/fev
2 e 7 02/fev
3 e 8 03/fev
4 e 9 06/fev
5 e 0 07/fev

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com