IPVA RJ começa a ser cobrado e motoristas têm chance de pagar MENOS

Começou na segunda-feira (23) o calendário de vencimentos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Rio de Janeiro. A cada dia uma nova placa de veículo é considerada e deve realizar o pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem não seguir esse cronograma perde o direito ao desconto e ao parcelamento, restando a quitação de uma única vez sem redução.

IPVA RJ começa a ser cobrado e motoristas têm chance de pagar MENOS
IPVA RJ começa a ser cobrado e motoristas têm chance de pagar MENOS (Imagem: FDR)

A Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro liberou duas formas para pagamento do IPVA. A primeira em cota única com desconto de 3%, e a outra opção é parcelando o valor total em até três vezes. A cobrança é obrigatória para todos os veículos automotivos, incluindo carros de passeio, motos, caminhões, ônibus e outros.

O cálculo do IPVA é baseado no valor venal do automóvel, multiplicado pelas alíquotas do estado. No Rio de Janeiro essas alíquotas são de: 4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV. Essa quantia não incluí a taxa de licenciamento, outro tributo obrigatório que autoriza a renovação do registro de licença.

Nesse ano, como já vem acontecendo, não haverá a cobrança do seguro DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores). A guia de pagamento é referente apenas ao IPVA, e o boleto do licenciamento deve ser emitido separadamente.

Como fazer o pagamento do IPVA no RJ

O pagamento do IPVA pode ser feito em qualquer banco no Rio de Janeiro. Mas, a emissão da guia que indica o valor que deve ser pago é emitida no site do Bradesco ou no site da Secretaria da Fazenda. Veja como acessar na Sefaz.

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda e clique em “IPVA”;
  • Em seguida, selecione “Guia – Recolhimento de débitos”;
  • Informe o número do Renavam e o CPF ou CNPJ do proprietário;
  • O sistema vai indicar o valor de pagamento e permitir a emissão do boleto.

Calendário de pagamentos do IPVA RJ

Para a primeira parcela ou cota única, o calendário de pagamentos do IPVA do Rio de Janeiro finaliza em fevereiro. Seguindo essa ordem:

Final de Placa Vencimentos
Cota Única ou 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
0 23/jan 23/fev 27/mar
1 24/jan 24/fev 28/mar
2 25/jan 27/fev 29/mar
3 26/jan 01/mar 04/abr
4 27/jan 02/mar 04/abr
5 30/jan 03/mar 11/abr
6 31/jan 06/mar 12/abr
7 01/fev 08/mar 13/abr
8 02/fev 09/mar 14/abr
9 03/fev 13/mar 18/abr

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com