CAPES oferece mais de 300 mil vagas para cursos online gratuitos

Parceria com uma universidade nordestina vai resultar em uma oferta total de 300 mil vagas em cursos online gratuitos. Formações são na área de educação com certificado ao final. Saiba mais sobre essa oportunidade de qualificação gratuita.

CAPES oferece mais de 300 mil vagas para cursos online gratuitos
CAPES oferece mais de 300 mil vagas para cursos online gratuitos (Imagem: FDR)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) acaba de divulgar mais 100 mil vagas em cursos online gratuitos. A oferta é feita em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e na área de educação com carga horária até 60h.

Cursos online e gratuitos da Capes

A oferta atende prioritariamente aos professores e gestores, mas, toda a população pode fazer parte dos programas de formação; os cursos disponíveis são:

Gestão Escolar da Educação Básica, com duração de 60 horas; Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos, com 30 horas; Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais, 60 horas.

As aulas são oferecidas pela plataforma Eskada, mantida pela UEMA. Os cursos realizados na Eskada tem o certificado emitido pela Universidade Estadual do Maranhão.

Além dessas formações no portal você tem acesso a outras, de nível básico à avançado, como Multimeios em Educação (CAPES); Mediação em EaD (CAPES); Desenho Didático para o Ensino On-line (CAPES); Psicologia da Educação (CAPES); Como Produzir Videoaulas (CAPES).

Lembrando que você pode realizar os cursos no horário que ficar melhor para você, pois, ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Capes e UEMA

A parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Universidade Estadual do Maranhão vem desde 2020 ofertando cursos online gratuitos com foco na formação de professores; que têm a oportunidade de ter acesso a conteúdos de desenvolvimento de habilidades e competências em tecnologias educacionais digitais.

Ao todo, serão ofertadas 300 mil vagas, entre os novos cursos e outros já lançados.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.