Banco do Brasil irá distribuir 40% dos lucros. Saiba como receber

Na última sexta, 21, as ações do Banco do Brasil operaram em alta, indo na direção contrária do Ibovespa, após a instituição comunicar na véspera que seu conselho de administração aprovou “payout” de 40% para o exercício de 2023, ou seja, o percentual de lucro que vai ser repartido aos acionistas.

“O valor do payout definido pelo conselho considerou os balizadores constantes na política, em especial, o resultado do banco, sua condição financeira, a necessidade de caixa, o Plano de Capital e suas metas e respectivas projeções, a Declaração de Apetite e Tolerância a Riscos, perspectivas dos mercados de atuação presentes e potenciais, oportunidades de investimento existentes e a manutenção e expansão da capacidade operacional”, disse o BB.

José Forni, vice-presidente financeiro do BB, já havia alertado na divulgação dos resultados obtidos no terceiro trimestre que a tendência era a de manter um payout de 40% em 2023, porém existia um certo medo no mercado de que isso mudasse, em decorrência dos resultados das eleições presidenciais.

Os papéis do Banco Do Brasil acumularam no período de um mês, uma alta de 13,01% contra o crescimento de 2,15% do Ibovespa. A indicação de Tarciana Medeiros para comandar a instituição e ainda os cinco vice-presidentes anunciados até o momento, todos funcionários de carreira, com décadas de atuação no BB, tem ajudado no desempenho satisfatório do banco, o que na visão de analistas, passa uma imagem de continuidade em relação a gestão passada.

O BB ressaltou também que irá remunerar os acionistas em oito fluxos. Serão efetuados quatro pagamentos ao longo dos trimestres de referência, de maneira antecipada. Já os demais quatro pagamentos complementares serão efetivados após o encerramento dos trimestres de referência.

Fora isso, o Banco do Brasil foi eleito o banco mais sustentável do mundo. O ranking Global 100 é organizado pela empresa canadense de pesquisa Corporate Knights e a instituição já havia atingido a liderança no segmento bancário em 2019, 2021 e 2022.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.