SiSU 2023 está chegando. Confira tudo o que você precisa saber

As inscrições para no SiSU 2023 serão abertas no próximo mês logo após divulgação do resultado do ENEM 2022. O programa oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país.

SiSU 2023 está chegando. Confira tudo o que você precisa saber
SiSU 2023 está chegando. Confira tudo o que você precisa saber (Imagem: FDR)

A partir do próximo dia 16 de fevereiro as inscrições no SiSU 2023 estarão disponíveis para os estudantes de todo o país. A menos de um mês do processo seletivo e a expectativa dos estudantes só aumenta, principalmente daqueles que vão participar pela primeira vez; veja tudo que você precisa saber.

Antes é necessário entender que o Sistema de Seleção Unificada é organizado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação-MEC. Nele são ofertadas vagas em cursos de graduação gratuitos, ou seja, você não paga nada para estudar pelo SiSU.

O que preciso para participar do SiSU 2023?

Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 e tiveram nota na prova de redação maior do que zero podem participar da seleção.

Além disso, o candidato não pode ter feito o exame na condição de treineiro, que são aqueles participantes que ainda não concluíram o ensino médio.

Diferente de outros programas, como o Prouni, quem já possui diploma de graduação pode concorrer às vagas.

Informações importantes sobre o SiSU

Durante a inscrição você terá que escolher até duas opções de cursos, eles podem ser os mesmos em instituições diferentes, podem ser em estados diferentes, podem ser cursos diferentes.

Para ajudar os estudantes nessa decisão o sistema de consulta de vagas sempre é liberado alguns dias antes da abertura das inscrições.

É importante observar também o tipo de vaga em que seu perfil se encaixa, se ampla concorrência ou ações afirmativas (cotas), dentro do grupo de estudantes que podem ser cotistas estão:

Estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e atendam demais critérios como renda e por autodeclarados pretos, pardos, indígenas e por pessoas com deficiência.

Lembrando que as universidades podem adotar procedimentos para a comprovação da autodeclaração.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.