Lula reafirma compromisso com educação superior. Entenda o que isso significa

Presidente Lula participou de reunião com reitores de universidades e institutos federais para estreitar as relações com os representantes e reafirmar o compromisso com a educação superior. Além dele, os ministros da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Casa Civil e da Secretaria-Geral da Presidência também estavam presente.

Lula reafirma compromisso com educação superior. Entenda o que isso significa
Lula reafirma compromisso com educação superior. Entenda o que isso significa (Imagem: FDR)

Na manhã da última quinta-feira, 19, o Presidente Lula se reuniu com reitores de diversas universidades federais para reafirmar o seu compromisso com a educação superior. Na ocasião o presidente afirmou que está começando um novo tempo com uma gestão mais próxima das universidades e institutos.

“…sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos, eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, afirmou ele.

Lula e educação superior

Na reunião que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) o presidente afirmou que deseja uma reunião anual com os representantes das instituições federais

 “O encontro com reitores hoje é o encontro da civilização…Nunca consegui compreender a dificuldade que um presidente tinha de se encontrar com reitores uma vez por ano; a única explicação é medo de que fariam reivindicações”, disse Lula.

Além do presidente, alguns membros de sua gestão também estiveram presente no encontro, são eles: os ministros Camilo Santana (Educação); Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); Rui Costa (Casa Civil); e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).

Para Lula um dos pontos necessário nas universidades é a autonomia, que ele defenderá durante o seu mandato. Inclusive, afirmou que vai empossar aqueles líderes que a comunidade acadêmica escolher.

“Quem têm que gostar do reitor são os professores da universidade, são os funcionários da universidade. É a comunidade universitária que tem que saber quem é que pode administrar bem por ele”, completou.

Uma das estratégias do Ministério da Educação é valorizar o ensino superior e aumentar a oferta de vagas.

“Porque, no passado (não tão distante), só quem era rico tinha dinheiro para ir para uma escola boa e privada nesse país. Portanto, nós vamos retomar todos esses investimentos. Investimentos no ProUni, investimentos no Fies, investimentos no fortalecimento das universidades para garantir a evolução da educação pública desse país“, destacou o Ministro da Educação, Camilo Santana.

O ministro também falou do reajuste nas bolsas do CNPq e Capes e das obras que devem ser retomadas em todo o país.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.