UFG aprova nova forma de ingresso com nota do ENEM

Conselho aprovou na última semana a criação de um Processo Seletivo Complementar com uso da nota do ENEM. A atual forma de ingresso na UFG não deve ser extinta, mas, os estudantes ganharam mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior em uma universidade federal.

UFG aprova nova forma de ingresso com nota do ENEM
UFG aprova nova forma de ingresso com nota do ENEM (Imagem: FDR)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) para a criação de um processo seletivo próprio com uso da nota do ENEM. Essa nova modalidade deve substituir as chamadas públicas feitas pela universidade.

Nova forma de ingresso na UFG com nota do ENEM

Para ficar claro, essa nova forma de ingresso não deve substituir a atual, o SiSU; a UFG continuará ofertando vagas através do Sistema de Seleção Unificada, serão feitas uma chamada regular e mais três subsequentes.

Com o novo processo seletivo os estudantes poderão concorrer às vagas remanescentes do SiSU, ou seja, aquelas não preenchidas nessas chamadas. Para isso serão aceitas as notas do Enem a partir de 2009.

De acordo com a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, essa medida deve melhorar a ocupação das vagas em cursos de graduação; passando de 85% para 100%.

“Nós achamos incompatível com uma instituição pública ter vagas desocupadas no momento do ingresso. Nós temos um desafio importantíssimo pela frente, que é resgatar a juventude para participar do ENEM e retomar o interesse de ingressar no ensino público superior”, afirmou a reitora.

O pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Trindade, ainda complementou que a adoção dessa nova modalidade não irá excluir as vagas destinadas às cotas, nem encerrará o programa UFGInclui ou o edital de Vagas Remanescentes.

“A questão é que nós tenhamos, entre a seleção pelo SiSU e o edital de Vagas Remanescentes, esse novo processo, que seja muito eficiente para preencher as vagas no início do curso“, explicou ele.

A UFG ainda deve definir as datas dessa modalidade de divulgar o cronograma em breve.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.