MEI precisa entregar declaração anual em 2023. FDR mostra o passo a passo

Todos os anos o MEI (Micro Empreendedor Individual) precisa enviar a declaração anual de faturamentos. Aqueles que não cumprem com o processo correm o risco de ter seu CNPJ cancelado. O processo é feito totalmente online, e para 2023 já foi anunciado o prazo limite para enviar as informações. Vale lembrar que nesse momento será informado o faturamento de 2022.

MEI precisa entregar declaração anual em 2023. FDR mostra o passo a passo
MEI precisa entregar declaração anual em 2023. FDR mostra o passo a passo (Imagem: FDR)

Já foi aberto o prazo para enviar a Declaração Anual do MEI – DASN-SIMEI, por isso, os interessados em cumprir com esse compromisso ainda no início do processo já podem fazê-lo. Os micro empreendedores têm até 31 de maio desse ano para enviar quais foram os faturamentos de 2022. Bem como, se houve a contratação de um funcionário.

O processo de declaração é obrigatório e não cobra nada, diferente do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ou Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) que aplica uma cobrança sobre os rendimentos do ano anterior. No entanto, quem não cumprir com o prazo de envio do documento terá que lidar com uma multa de no mínimo R$ 50,00. 

Vale dizer que caso o faturamento mensal ou anual do cidadão ultrapasse o limite para contribuição ao IRPF, ele deve enviar essa declaração nesse imposto. O DAS-MEI é referente ao que a micro empresa somou no último ano e que está registrado em seu CNPJ.

O que deve ser incluso na declaração do MEI

Até 31 de maio os empreendedores deverão acessar o Portal do Empreendedor para enviar a declaração do MEI. Não é preciso anexar nenhum comprovante ou documentação, mas é de suma importância que todos os dados sejam compartilhados de forma verídica.

A Receita Federal e o regime do Simples Nacional solicitam que o empreendedor informe na declaração:

Quem não fez o pagamento da contribuição mensal dos últimos meses não consegue enviar a declaração.

Passo a passo para enviar declaração do MEI

O envio da declaração anual do MEI é feita online, seguindo esse passo a passo:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile