IPTU SP 2023: Prefeitura libera pagamento pela internet. Saiba como fazê-lo

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou nesta segunda-feira (16) a consulta aos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU SP 2023) pela modalidade virtual.

IPTU SP 2023: Prefeitura libera pagamento pela internet. Saiba como fazê-lo (Imagem: FDR)

Quem quiser acessar os boletos do IPTU SP 2023 precisará entrar no site da prefeitura e estar munido de informações como o número do cadastro do imóvel, que na capital paulista também é chamado de SQL (Setor, Quadra e Lote). Estes dados ficam disponíveis no canto superior direito das notificações de pagamentos anteriores e ou através do portal GeoSampa.

Além de consultar os boletos, os moradores da capital paulista também já estão liberados para efetuar o pagamento do imposto através de meios autorizados. Vale lembrar que quem fizer a opção pela quitação do IPTU em uma única parcela, através da cota única, terá 3% de desconto no valor do tributo, que terá vencimento em fevereiro.

Entretanto, no caso daqueles que optarem pelo parcelamento, não haverá envio mensal de boletos para pagamento do imposto. A pessoa receberá pelos Correios um único formulário contendo os boletos referentes às parcelas restantes.

Além disso, a Prefeitura de São Paulo informa que não concederá descontos aos contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado, que poderá ser realizado em 2023 em até 10 meses.

Por fim, a autarquia paulistana ainda informa que o envio das notificações físicas do IPTU será feito pela Secretaria Municipal da Fazenda, com período estimado entre a próxima quinta-feira (19) e o dia 10 de fevereiro.

O que acontece com quem ficar em débito com o IPTU SP 2023?

Caso o cidadão atrase a parcela do IPTU em São Paulo, é cobrada uma multa de 0,33% ao dia até ser atingido o teto de 20%. Contudo, se no mês seguinte, a parcela continuar sem ser quitada, serão cobrados juros de mora de 1% ao mês, sobre o valor total do débito.

Além disso, uma vez que o imposto fica com o seu pagamento em atraso, o contribuinte poderá retirar outro boleto no portal da prefeitura ou realizar o pagamento online – através de caixas eletrônicos ou internet banking – com os devidos acréscimos já incluídos no valor.os acréscimos até a data de pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!