Rombo financeiro na Americanas pode gerar prejuízos para estes clientes do Nubank

O maior fundo de renda fixa do Brasil atualmente, o Nu Reserva Imediata, que possui 1,326 milhão de cotistas, e que é oferecido como um investimento seguro para aqueles que desejam criar uma reserva de emergência, está sendo afetado pela atual situação da Americanas. Entenda.

O fundo possui exposição a debêntures que são emitidas pela empresa varejista e, com a marcação a mercado dos papéis, teve a sua rentabilidade afetada de forma negativa ao longo dos últimos dias.

O banco digital ainda não revelou o rendimento das cotas do Nu Reserve Imediata no último dia 13, no entanto através das redes sociais alguns investidores vem divulgando a rentabilidade negativa e se mostrando surpresos com a situação. “Nubank, o seu ‘pedacinho de prejuízo’”, disse um usuário que se identificou como Ailton Ribeiro. “Como diabos o analista compra ações para um fundo de resgate automático? O gênio devia ser preso por fraude no sistema financeiro junto com o responsável pelo balanço das Americanas”, disse outro usuário identificado como Henrique Noale. 

O fundo possui debêntures, um instrumento de renda fixa, e não ações, que são renda variável, no entanto diante da nova regra de marcação a mercado a variação no preço dos títulos acaba constando nos investimentos dos clientes.

Ao ser procurado pelo Valor, o Nubank não se manifestou. O banco disse em resposta para a usuária citada que as Caixinhas que investem em fundos possuem maior potencial de retorno, “mas também podem variar com movimentos do mercado e por isso pode ser que você tenha visto uma variação no rendimento”.

O Nu Reserva Imediata aceita investimentos a partir de R$1 e a taxa de administração é de 0,3% ao ano. A novidade tem as seguintes características:

  • Renda fixa: composto, especialmente, por títulos públicos, operações compromissadas e títulos de crédito privado
  • Resgate rápido: os investidores que solicitarem o resgate até as 12h de um dia útil, recebem o valor após as 18h do mesmo dia
  • Risco baixo: é esperada uma estabilidade ou pouca volatilidade do valor investido

Como a novidade se trata de um fundo de investimentos, a rentabilidade pode variar. Uma vez que ele é formado majoritariamente por títulos de renda fixa soberanos e de risco baixo de crédito, é esperado que sua rentabilidade seja superior ao CDI. Porém, mesmo assim, existe a possibilidade de ele obter rendimentos inferiores ao CDI ou negativos.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.