IPVA 2023: Data são divulgadas pelo Governo do MS

Foi divulgado pelo governo do Mato Grosso do Sul o calendário oficial de pagamentos do IPVA 2023 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O contribuinte que preferir pagar o imposto à vista ganhará um desconto de 15% caso efetue o pagamento até o próximo dia 31. Saiba mais.

IPVA 2023: Estes veículos estão ISENTOS do imposto na Paraíba
IPVA 2023: Data são divulgadas pelo Governo do MS (Imagem: FDR)

Quem preferir também poderá pagar o imposto de forma parcelada em até cinco vezes, com cada parcela tendo o valor mínimo de R$30 para motos e R$55 para outros tipos de veículos. Os descontos e parcelamentos não se aplicam aos casos de primeira tributação do veículo.

Caso o contribuinte atrase o pagamento de alguma parcela será cobrada na atualizaçao do débito juros de mora e multa.

Os pagamentos do IPVA do Mato Grosso do Sul deve ser feitos através do boleto bancário. Caso o contribuinte não tenha recebido o carnê ou tenha alguma dúvida sobre isenção, débito ou precise de suporte técnico, é possível consultar todas as informações no portal de autoatendimento do governo.

Calendário IPVA 2023 MS

O valor do IPVA é calculado pelo valor do veículo na tabela FIPE com a aplicação da alíquota do imposto. Sendo assim, para ter uma base de quanto irá pagar é só pesquisar o valor do seu veículo na Tabela FIPE e multiplicá-lo pela alíquota relativa ao seu modelo.

As alíquotas no estado são as seguintes:

Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.

Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, que geralmente é organizado pelo número final da placa do veículo.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile