Veja como fugir da triagem do BUSCA ATIVA para garantir o seu Bolsa Família

No último domingo (15), foi confirmado pelas redes sociais do PT (Partido dos Trabalhadores) a criação do programa Busca Ativa. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, já havia anunciado esse sistema que será aplicado sobre os cadastros do Bolsa Família. Inclusive, Dias confirmou que o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) autorizou esse processo.

Veja como fugir da triagem do BUSCA ATIVA para garantir o seu Bolsa Família
Veja como fugir da triagem do BUSCA ATIVA para garantir o seu Bolsa Família (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Foi preciso que o governo federal fizesse uma parceria com Estados e municípios por meio de repasse de recursos para viabilizar a operação que vai avaliar a liberação do Bolsa Família. De acordo com Wellington Dias, a ideia é trazer de volta uma parceira entre os órgãos de assistência social.

A integração é para retomar a pactuação “com a rede da assistência social, todo o Sistema Único da Assistência Social, Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social]”. Para o ministro, essa união dos sistemas vai servir para “trazer quem precisa” para o programa Bolsa Família.

Em resumo, o objetivo do programa Busca Ativa será atualizar o cadastro das famílias que vivem na linha de pobreza em cada município. Além de mapear as famílias com crianças de até seis anos, que receberão um adicional de R$ 150 a partir de março.

Tem como fugir da Busca Ativa no Bolsa Família?

A Busca Ativa se mostrou necessária devido as inúmeras denuncias de que haviam irregularidades no pagamento do Auxílio Brasil, que será substituído pelo Bolsa Família. São casos de pessoas que não deveria receber o benefício, mas foram inclusos ou burlaram algumas regras.

Diante disso, viu-se a necessidade de averiguar os dados antes de liberar novos pagamentos, e até mesmo cortar famílias que recebem de forma irregular. Chamou atenção, por exemplo, o fato de famílias unipessoais (compostas por uma única pessoa) terem crescido dentro do Auxílio Brasil. Saltando de 2,2 milhões em novembro de 2021 para 5,3 milhões em agosto de 2022.

Por conta dessa situação, aqueles que aguardam para receber o Bolsa Família temem a Busca Ativa. Não há como fugir desse processo, mas é possível evitar ser cortado do programa quando seus dados forem analisados. Para isso a orientação é:

  • Esteja com os dados no Cadastro Único atualizado;
  • Não minta sobre a renda da família e quantas pessoas moram na mesma residência;
  • Mantenha a frequência escolar das crianças e adolescentes;
  • Atualize a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes;
  • Movimente a conta do Caixa Tem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]