Revalida 2023: Inscrições já começaram. Saiba como fazê-la

Provas da primeira etapa do Revalida 2023 serão aplicadas no mês de março desse ano em 6 localidades. Exame é voltado a quem tem diploma de medicina emitido no exterior e deseja atuar como médico no Brasil.

Revalida 2023: Inscrições já começaram. Saiba como fazê-la
Revalida 2023: Inscrições já começaram. Saiba como fazê-la (Imagem: FDR)

Já estão abertas as inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. É através desse exame, que avalia as habilidades, competências e os conhecimentos, que os profissionais que cursaram medicina no exterior podem atuar como médicos no Brasil.

De acordo com o INEP, responsável pelo exame, podem participar pessoas que possuem diploma de medicina emitido no exterior em instituição superior reconhecida pelos órgãos competentes do país, sejam elas brasileiras ou estrangeiras em situação legal.

Revalida 2023

O exame é composto por uma etapa teórica e outra prática, em ambas os participantes devem mostrar conhecimento das cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

A primeira etapa é teórica e vai acontecer no dia 5 de março em Campo Grande (MS), Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio Branco (AC); Salvador (BA); São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Nela os participantes terão que responder duas provas: uma objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha; e outra com cinco questões discursivas.

Quem for aprovado na primeira etapa estará apto para se submeter à avaliação prática. O edital com o cronograma para a realização da segunda etapa ainda será divulgado pelo Inep.

Os aprovados na primeira etapa poderão se inscrever para a segunda, que ainda terá o edital com cronograma publicado.

Para a primeira fase do Revalida 2023 o período de inscrições é de 16 a 20 de janeiro; elas podem ser feitas pelo Sistema Revalida. O valor da taxa é R$ 410, devendo ser paga até o dia 26 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.