MEC oferece mais de 100 mil vagas em cursos gratuitos

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos na área de educação com foco na capacitação de professores. As formações são resultado de uma parceria com uma universidade pública do Brasil. Confira as opções.

MEC oferece mais de 100 mil vagas em cursos gratuitos
MEC oferece mais de 100 mil vagas em cursos gratuitos (Foto: FDR)

O Ministério da Educação abriu inscrições para cursos gratuitos para professores da rede pública e privada. As formações são em temas como Gestão Escolar; Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos; Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais.

Ao todo estão disponíveis mais de 100 mil vagas através da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Cursos gratuitos do MEC

Conheça um pouco melhor cada formação:

Gestão Escolar da Educação Básica

São 4 módulos que somam 60 horas de aulas virtuais onde os participantes aprenderão a identificar e compreender fatores determinantes da gestão escolar em seus aspectos históricos, conceituais, metodológicos e legais.

O curso também busca discutir o papel do gestor na organização do trabalho pedagógico e dos espaços e tempos escolares, bem como analisar a implantação da gestão democrática no âmbito escolar.

Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos

São 30 horas divididas em três módulos virtuais. O curso propõe a adoção da gamificação como uma estratégia significativa no processo de ensino e aprendizagem das múltiplas disciplinas escolares, contemplando a inclusão de estudantes surdos. A carga horária do curso, realizado totalmente on-line, é de 30 horas.

Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais

O curso conta com 60 horas de duração dividas em três módulos. Nele será abordada a alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e promove o letramento digital de professores alfabetizadores.

Além de uma reflexão sobre as concepções de alfabetização e letramento, o conteúdo propõe a identificação de métodos de alfabetização a partir de experiências relatadas, bem como a caracterização dos principais métodos de alfabetização.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.