INEP tem novo presidente. Saiba quem é

O mês de janeiro desse ano foi marcado pela posse dos novos gestores do Governo Lula em todos os ministérios. Após assumir o MEC, o novo ministro da educação, Camilo Santana, iniciou a divulgação dos nomes ligados à sua gestão. Conheça o novo presidente do INEP.

INEP tem novo presidente. Saiba quem é
INEP tem novo presidente. Saiba quem é (Imagem: FDR)

Início de ano marcado pela troca de gestão após a posse do Presidente Lula. Na primeira semana do ano o novo Ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou o nome do novo presidente do INEP, o nome escolhido foi Manuel Palácios da Cunha e Melo, que já atuou junto a Lula.

Quem é o novo presidente do INEP?

Conheça o nome que estará à frente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelos próximos anos:

Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 1991, Palácios é Engenheiro de Telecomunicações, e se aproximou das Ciências Sociais durante o mestrado e doutorado.

É um nome conhecido pela equipe de Lula, pois, desenvolveu e orientou diversas pesquisas sobre avaliação da educação, incluindo a de Izolda Cela, atual secretária-executiva do MEC.

Também já foi diretor na Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) no primeiro mandato de Lula (2004); mas, se tornou titular entre 2006 e 2007.

Foi também secretário de Educação Básica entre 2015 e 2016 durante a presidência de Dilma Rousseff; inclusive, teve papel importante na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O resultado dessa participação notória foi a condecoração da Ordem Nacional do Mérito Educativo recebida em 2018.

O novo presidente do INEP foi o fundador e coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed/UFJF).

O órgão que é ligado à Faculdade de Educação desenvolve projetos, sistemas de avaliação, plataformas e a aplicação de provas em municípios, estados e para o governo federal.

A expectativa é de que toda essa experiência e conhecimento sejam utilizados para uma boa gestão frente ao INEP, que por sinal precisa de atenção devido às denúncias e investigações feitas no ano passado.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.