UFPA abre mais de 100 vagas em curso pré-vestibular gratuito

Iniciativa da UFPA vai oferecer aulas gratuitas com foco no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 que deve acontecer em novembro. O pré-vestibular Universidade Aberta 2023 conta com aulas presenciais no turno da tarde.

UFPA abre mais de 100 vagas em curso pré-vestibular gratuito
UFPA abre mais de 100 vagas em curso pré-vestibular gratuito (Imagem: FDR)

A preparação para o Exame Nacional do ensino Médio é longa e pode necessitar de ajuda de profissionais. Pensando nisso, a UFPA através do Programa de Educação Tutorial em Física da Universidade Federal do Pará (Pet-Fisica/UFPA) criou o Projeto Universidade Aberta 2023 (PUA). O pré-vestibular é gratuito e voltado às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Pré-vestibular gratuito da UFPA

A iniciativa acontece no Campis do Guamá desde 2003 e leva gratuitamente os conteúdos cobrados no ENEM para os participantes. Atualmente o PUA oferta 112 vagas para aulas presenciais e que acontecerão durante a semana à tarde, com previsão de início para 6 de março.

“A importância da continuidade deste projeto são as oportunidades que ele oferece para professores como laboratório didático, e para estudantes que passam a ter um preparo de qualidade para o pré-vestibular, sem custo algum. Buscamos atuar como um excelente laboratório didático, através do qual, professores do último ano de licenciatura ― futuros profissionais da área, ministram aulas sempre supervisionados por professores mais experientes”, informa Rubens Silva, coordenador do Pet-Fisica/UFPA.

O Processo Seletivo do PUA será feito com aplicação de prova presencia composta de 10 questões de Matemática e 10 questões de Língua Portuguesa; a prova será realizada no dia 26 de fevereiro, das 9h às 11h, em local informado no momento da confirmação da inscrição do candidato. A organização deve divulgar os resultados no dia 27 de fevereiro.

Inscrições

Os estudantes interessados em participar podem se inscrever até 16 de fevereiro pelo site do Pet-Fisica.

Depois de preencher o cadastro é necessário confirmar a inscrição presencialmente, até 17 de fevereiro; na coordenação do Pet-Física, localizada no Laboratório de Ensino de Física, atrás do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC); atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O projeto também aceita a participação de professores voluntários que tenham interesse em ajudar a aplicar um módulo das disciplinas ministradas. Os interessados podem procurar a coordenação do Pet-Física.

Para mais informações sobre vestibular, concurso, vagas de emprego e cursos gratuitos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.