Nova modalidade de saque do FGTS SURPREENDE os trabalhadores positivamente

Os trabalhadores podem ganhar uma nova modalidade de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Deputados analisam um Projeto de Lei (PL) que visa a liberação do saldo depositado pelo empregador para a compra de veículos. 

Fim do Nova modalidade de saque do FGTS SURPREENDE os trabalhadores positivamente-aniversário pelo FGTS? Veja o prazo máximo para fazer sua portabilidade
Nova modalidade de saque do FGTS SURPREENDE os trabalhadores positivamente. (Imagem: FDR)

De autoria do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, o PL nº 2679/22 prevê alterações na legislação que rege a poupança trabalhista. Se aprovado, o trabalhador será autorizado a sacar o dinheiro depositado nas contas ativas e inativas do FGTS e usá-lo na compra de um veículo. 

A medida é uma espécie de estímulo para o consumidor, após a contabilização da queda de 12% nas vendas em 2022. Perante a legislação atual, atualmente o FGTS é liberado somente em casos específicos. Os principais são na rescisão do contrato sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, etc.

Segundo justificativa do deputado, o novo modelo de investimento usando recursos do FGTS será capaz de fomentar o mercado de automóveis novos e usados. “Isso redundará no aquecimento da economia e na criação de postos de trabalho no setor”, alegou. 

FGTS: Como usar o fundo para comprar um imóvel? (Regras, Documentos e Processos)

O que é o FGTS?

O FGTS é um benefício trabalhista regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Logo, todo trabalhador formal, aquele com carteira assinada, tem direito a este recurso.

Na prática, o FGTS é uma espécie de poupança criada na titularidade de cada trabalhador. A partir do momento em que a empresa oficializar o vínculo trabalhista assinando a carteira do trabalhador, os depósitos mensais à Caixa Econômica Federal (CEF) devem ser feitos. 

Cada depósito equivale a 8% do salário bruto do trabalhador, e deve ser repassado pelo empregador ao banco até o dia 7 de cada mês. Se a data cair em um final de semana ou feriado, o depósito deve ser efetuado no próximo dia útil. O descumprimento do prazo acarreta em juros e multa ao empregador. 

Quem tem direito ao FGTS?

O direito ao FGTS é concedido aos mesmos grupos de trabalhadores do compõem o FGTS no geral, como:

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile