Nesta semana, a Prefeitura de Belo Horizonte comunicou que as guias de pagamento do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) que estão sendo enviados através dos Correios para as casas dos contribuintes são seguros e autênticos.
Este pronunciamento foi necessário pois ao longo dos últimos dias, começaram a circular na internet noticias falsas que afirmaram que estas guias de pagamento eram golpes. Diante do medo da população, a prefeitura disse que somente foi feita uma alteração no layout dos boletos. As guias enviadas através dos Correios são diferentes daquelas que o contribuinte pode baixar através do site ou aplicativo da PBH.
Ao ser questionada pelo jornal Estado de Minas, a Prefeitura do município disse que não foram registradas ocorrências de guias falsas do IPTU circulando e nem de links gerando documentos fraudulentos.
Dúvidas sobre o IPTU 2023 BH
Segundo Fernando Huber, diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias – DLDT da Secretaria Municipal de Fazenda, o código de barras do boleto que é enviado pelos Correios é diferente daquele que é gerado através do site ou pelo app PBH App.
De acordo com ele, caso duas guias de pagamento sejam emitidas pela internet no mesmo dia, os códigos de barra também serão diferentes. o DLDT explicou que isso não deve ser considerado para atestar a falsidade do documento.
“Cada guia possui um código de barras específico por ser um documento específico. Existirão vários caracteres em comum, mas eles serão todos idênticos. Isso é natural, sempre aconteceu”, disse Huber ao Estado de Minas.
As três primeiras posições do código de barras têm numeração fixa e a quarta posição é variável, por se tratar de dígito verificador.
Ele orientou que para descobrir de uma vez por todas se o boleto de pagamento é ou não verdadeiro, é só o contribuinte fazer a leitura do código de barras através do meio escolhido para pagamento e verificar o favorecido do pagamento, que deve ser: PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE.
O DLDT comunizou ainda que esse deve ser o procedimento usado em todos os pagamentos realizados pela internet, seja de um banco, de um compra, e outros. “Nós não identificamos nenhuma guia falsa, até agora, nas mais de 670 mil enviadas pelos correios”, afirmou Huber.
As guias de pagamento devem ser emitidas através deste link, que é da Prefeitura de Belo Horizonte.