Aplicativo que que ajuda usuário a economizar já salvou 600 toneladas de alimentos

Pontos-chave
  • Brasil desperdiça 27 milhões de toneladas de alimentos por ano
  • Foodtech b4Waste atua para combater este desperdício

Todos os anos, o Brasil desperdiça 27 milhões de toneladas de alimentos, sendo que deste total 60% é oriunda do consumo diário das famílias. Esta quantidade faz com que o Brasil ocupe a 10ª posição na listagem de países que mais desperdiçam comida, de acordo com informações da ONU (Organização das Nações Unidas).

Com o objetivo de contribuir com a diminuição do desperdício, a foodtech brasileira, b4waste, conecta empresas com perdas de alimento e outros produtos por validade a interessados em adquirir itens de supermercado por um preço mais acessível (acima de 50% de desconto). Em 16 meses de operação, mais de 600 toneladas de alimentos já foram salvas e deixaram de virar lixo.

A b4waste possui atualmente mais de 70 estabelecimentos em seu catálogo, entre mercados, lojas, restaurantes, padarias e cafés. O usuário consegue visualizar todas as opções disponíveis no app e fazer seu pedido com descontos acima de 50% do valor original do produto.

Além da opção de retirar o pedido no local de compra, o consumidor também pode receber os itens em casa. Hoje, a b4waste possui mais de 35 mil clientes cadastrados, e, até o momento, a plataforma já trouxe mais de R$2 milhões em economia para os consumidores.

“Nossa ideia é transformar “lixo” em receita adicional, sem risco ou qualquer tipo de investimento para os varejistas”, explica Luciano Kleimam, CEO da b4waste, que está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e já evitou o desperdício de mais de 600 toneladas de alimentos, além de ser uma ótima opção para quem deseja economizar nas compras do mês.

A b4waste tem planos de aumentar o número de parceiros e lojas credenciadas no aplicativo. Com isso, a expectativa para o primeiro trimestre de 2023 é chegar até 1000 toneladas de alimentos e produtos aproveitados e que não foram desperdiçados. Como projeto de expansão, a empresa pretende ampliar também a sua atuação para mais oito capitais. Além disso, a empresa continua com a sua missão de dar acesso a determinados tipos de produtos e condições melhores de valor para pessoas com dificuldades financeiras. 

“A alta recorrência de consumo no aplicativo – média de 4 compras mensais por cliente – mostra que os consumidores têm adotado a plataforma e apostado no aplicativo como um novo hábito. Essa é nossa missão, fazer com que o desperdício de alimentos seja diminuído em grande escala e essa preocupação se torne um hábito dos brasileiros”, afirma Kleiman.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.