Vestibular 2023: Prova da UFRGS está chegando e estas dicas vão te ajudar a se preparar

Provas do vestibular 2023 da UFRGS acontecem nesse final de semana para mais de 21 mil inscritos que concorrem a mais de 4 mil vagas. O exame seletivo será aplicado de forma presencial em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Vestibular 2023: Prova da UFRGS está chegando e estas dicas vão te ajudar a se preparar
Vestibular 2023: Prova da UFRGS está chegando e estas dicas vão te ajudar a se preparar (Imagem: FDR)

Faltam exatamente quatro dias para as provas do vestibular 2023 da UFGRS que serão aplicadas nos dias 14 e 15 de janeiro nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí. Professor, em conversa como G1, deu dicas para os 21.969 inscritos.

Como mandar bem no vestibular 2023 da UFGRS?

Marcelo Giusti atua há anos como professor de pré-vestibular e afirma que um dos pontos mais importantes é o descanso antes da prova.

“Não adianta querer virar noites antes da prova porque daí tu vai estar cansado, vai chegar lá no dia da prova e não vai conseguir desempenhar aquilo que tu precisa”, avalia ele.

Além disso, para Giusti uma estratégia interessante é iniciar pelo que se tem mais facilidade.

Não tem uma estratégia certa ou errada de qual prova que tem que começar. O erro é não ter uma estratégia, essa é a questão”, pontua ele.

É importante também focar os estudos naquelas disciplinas que possuem maior peso para o curso que você está concorrendo. Afinal, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul adota pesos diferentes de acordo à área do curso.

O candidato também precisa conhecer a prova que vai responder, o que é possível através da resolução de questões de provas anteriores que estão disponíveis no site da instituição.

“O site fornece um comentário da prova [das edições anteriores] e a partir disso o aluno consegue identificar as disciplinas que mais se repetem dentro de cada uma das áreas do conhecimento e os tópicos que vão ser mais repetitivos”, explica o professor.

10 cursos mais concorridos do vestibular 2023 da UFGRS

Confira a concorrência divulgada pela universidade:

  • Medicina – 70,33
  • Psicologia (Noturno) – 25,43
  • Psicologia (Diurno) – 23,50
  • Biomedicina – 18,28
  • Ciência da Computação – 15,99
  • Fisioterapia – 14,52
  • Medicina Veterinária – 11,31
  • Relações Internacionais – 10,50
  • Jornalismo – 9,97
  • Design Visual – 9,43

Para mais informações sobre vestibular, concurso, vagas de emprego e cursos gratuitos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.