Conquistar seu primeiro imóvel pode ser possível se você seguir estas dicas

O início de um ano costuma ser a hora ideal para realizar um sonho ou dar o primeiro passo em direção a ele. E a vontade de conquistar a casa própria está presente na vida de boa parte dos brasileiros.

A Pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, realizada em novembro de 2022 com 1.200 pessoas espalhadas pelas cinco regiões do país, revelou que 60% dos respondentes estão em busca do primeiro imóvel, sendo 30% deles para sair do aluguel.

Para concretizar o sonho, além de realizar práticas estratégicas de planejamento, é necessário, principalmente, planejar e evitar o estresse financeiro. A previsão é de que 2023 seja um ano promissor para o mercado imobiliário, com fortalecimento de programas de incentivo à moradia do Governo Federal e obras de infraestrutura, o que promete aumentar a demanda por compra de imóveis e manter a procura elevada.

Diante disso, confira algumas dicas para viabilizar a conquista do seu primeiro imóvel:

Comece pelo planejamento

Para alcançar qualquer sonho, é preciso planejar quais passos devem ser dados em direção à realização. Nesse caso, é fundamental analisar sua situação financeira, e a melhor forma de fazer isso é elaborar um controle. Levante todas as suas receitas e todos os seus gastos para você ter uma noção do cenário atual e futuro.

Após concluir a lista, visualize seu orçamento e reflita com o que pode cortar gastos. Por exemplo, talvez seja possível reduzir os pedidos de delivery, o uso do transporte por aplicativo ou trocar o plano do celular por um mais básico.

Quais as suas metas?

Sabendo o quanto sobra ao final do mês, estabeleça metas para economizar e alcançar o valor necessário. Há um método que pode ajudar a ter mais disciplina no orçamento: estabeleça, percentualmente, o quanto gastará para cada coisa, por exemplo: 60% do salário deve ser usado para gastos essenciais, como saúde, aluguel, alimentação e transporte; 25% é destinado para prioridades, como a compra do primeiro apartamento ou quitação de dívidas; e 15% para lazer ou hobbies. Essas porcentagens podem ser ajustadas de acordo com sua necessidade e, claro, realidade.

Quais são as suas necessidades?

Casa ou Apartamento? Localização? Tamanho? Estas são algumas perguntas para você responder sobre o seu futuro lar.

Avalie com cautela e liste as vantagens e desvantagens de cada imóvel visitado. Cheque a localização, as condições da estrutura, áreas comuns, segurança e vizinhança. Consulte o valor do condomínio e IPTU, pois isso poderá comprometer o seu orçamento.

Condições de pagamento

Atualmente, o mercado imobiliário conta com diversas opções para tornar o sonho da casa própria realidade, como financiamentos, linhas de crédito e programas.

Por exemplo, existem fintechs no mercado que facilitam o financiamento justamente para permitir que as pessoas que têm maior dificuldade em comprovar renda adquiram a sua casa própria.

Seja por não terem o valor mínimo de entrada exigido ou por não terem uma renda 100% formal. Por exemplo, a Creditú é uma fintech de empréstimos imobiliários com serviço 100% digital, é uma das startups que propõe desburocratizar o acesso ao crédito imobiliário encontrado nos bancos tradicionais.

“A empresa busca atender um segmento que têm dificuldade na aquisição de crédito, como trabalhadores autônomos, vendedores, empresários e jovens, seja por não possuírem o valor mínimo de entrada exigido pelos grandes bancos ou por não terem uma renda 100% formal. Além disso, a fintech permite aos consumidores o financiamento de até 90% do valor do imóvel, até quatro pessoas na composição de renda e a finalização do pagamento em até 30 anos”, explica Armando Botelho, diretor comercial da Creditú.

Custos envolvidos na compra

Além do valor do imóvel, a aquisição também envolve despesas com cartório, impostos e documentação. Para evitar despesas não previstas, esclareça suas dúvidas com um consultor imobiliário de confiança, ele saberá explicar todos os detalhes da negociação.

Considere também todos os gastos com a mudança, pintura, reformas e compra de móveis. Esses valores devem constar no seu orçamento para que você tenha controle total sobre suas finanças.

Especialistas podem te ajudar

Na hora de escolher o primeiro imóvel, há vários fatores que devem ser levados em consideração. Por isso, o melhor a fazer é procurar um profissional, que ajudará a identificar o apartamento ou casa mais adequado para você. Esse especialista também orientará sobre a documentação de compra e condições de pagamento.

A compra de um bem deve ser feita com responsabilidade, pois envolve muito investimento.

Agora que você já tem todas as dicas, é hora de colocá-las em prática. Aproveite esse novo ano para conquistar o sonho do primeiro imóvel!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Victor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.