Famosa marca de carros é multada por propaganda enganosa

A famosa marca de carros Tesla foi multada em 2,8 bilhões de wons (que dá cerca de US$ 2,2 milhões ou R$ 12 milhões) pelo órgão de defesa da concorrência da Coreia do Sul. Segundo  a instituição, a razão da multa são as supostas violações da lei de publicidade com propaganda enganosa.

De acordo com a Comissão de Comércio da Coreia do Sul, a Tesla promoveu de forma falsa e exagerou a autonomia e a velocidade de carregamento de seus veículos elétricos, assim como a economia estimada nos custos de combustível. O comunicado foi revelado na última terça, 3.

A empresa mudou seu anúncio em fevereiro do ano passado e por conta disso, o órgão deu início a uma investigação.

Fora a multa por propaganda enganosa, ainda foi aplicada uma multa adicional de 1 milhão de wons (cerca de US$ 788) por conta de violações da Lei de Comércio Eletrônico. De acordo com  eles, a empresa não forneceu dados suficientes aos consumidores sobre sua política de cancelamento.

A Tesla vendeu, desde a abertura de seu escritório em 2015 na Coreia do Sul, cerca de 45 mil carros elétricos, segundo dados do ministério dos transportes do país. Sendo assim, a Tesla virou  terceira maior marca de carros ecológicos. Sua participação local no mercado é de 13% perdendo somente para a Hyundai Motor Co. e de sua unidade Kia Corp.

Em 2022, o órgão também multou a montadora alemã Mercedes-Benz e sua unidade coreana em 20,2 bilhões de wons, segundo a Reuters. A razão também foi propaganda enganosa, porém dessa vez relacionada às emissões de gases de seus veículos de passageiros a diesel.

Elon Musk, dono da Tesla, é o homem mais rico do mundo eleito pela Forbes, com um patrimônio avaliado em US$273 bilhões, de acordo com o ranking da Bloomberg. Além de ser o novo dono do Twitter, ele também possui a empresa de exploração espacial SpaceX e da fabricante de carros elétricos Tesla.

Foi no ano de 2002 que Musk lançou sua empresa mais ambiciosa, a SpaceX. Apenas em 2008 aconteceu o primeiro lançamento de um foguete da empresa.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile