Quer se dar bem no mercado de trabalho em 2023? Estas são as principais habilidades esperadas

Uma pesquisa recente da Robert Walters, empresa especialista em recrutamento, nos mostra que 30% dos participantes afirmaram que estão empregados. No entanto, buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho. 10% estão desempregados e 9% têm a intenção de conquistar um novo ofício nos próximos seis meses.

Quer se dar bem no mercado de trabalho em 2023? Estas são as principais habilidades esperadas
Quer se dar bem no mercado de trabalho em 2023? Estas são as principais habilidades esperadas (Imagem: Montagem/FDR)

Essa movimentação dos profissionais no mercado de trabalho pode ter inúmeros motivos, mas em todas as situações algumas habilidades podem melhorar o dia a dia profissional.

As habilidades interpessoais, ou soft skills, estão sendo cada vez mais procuradas tanto pelos profissionais quanto pelas empresas. Essas competências estão relacionadas ao comportamento humano e são consideradas tão importantes quanto as hard skills – competências técnicas para o trabalho.

Abaixo, Camila Rebelato, People Experience Manager da Juntos Somos Mais, lista as 5 habilidades interessantes que podem ser desenvolvidas para alavancar a carreira em 2023.

Inteligência emocional

A inteligência emocional está muito ligada à facilidade de reconhecer e entender como lidar com os sentimentos e emoções.

Hoje é uma competência fundamental em todos os aspectos da vida humana e não somente no trabalho, já que o desenvolvimento desta competência auxilia a lidar com frustrações e comunicar de forma adequada, por exemplo.

Além disso, essa habilidade pode ajudar no relacionamento com as outras pessoas, independente do cargo ou área na empresa.

Adaptabilidade

A adaptabilidade é uma competência que tem demonstrado muita relevância no mercado de trabalho.

A pandemia mudou drasticamente o modo e as relações de trabalho. Por conta disso, os profissionais precisaram colocar essa habilidade em prática, seja mantendo as entregas em situações adversas ou até a mudança para o home office que impactou praticamente todas as áreas.

Trabalho em equipe

Mesmo que o trabalho seja no formato remoto, é importante desenvolver a aptidão pelo trabalho em equipe.

Ninguém faz nada sozinho e é necessário a colaboração de todos os profissionais para uma empresa prosperar.

É fundamental existir comunicação para o desenvolvimento de ideias e da manutenção dos relacionamentos profissionais.

Comunicação

A comunicação é uma habilidade que está muito ligada às anteriores e, certamente, é uma das mais faladas se tratando de soft skills.

Saber se relacionar com pessoas é algo que desenvolvemos desde que nascemos, porém no âmbito profissional podemos lidar de formas diferentes.

É interessante que profissionais tenham uma boa comunicação para saber ouvir, colocar os seus pontos de vista, entender as demandas do outro e manter o alinhamento sobre o trabalho, por exemplo.

Empatia

Nos últimos dois anos muita coisa mudou e ter empatia com as pessoas tem se mostrado cada vez mais fundamental. O respeito às outras pessoas não é exclusividade do campo profissional, mas é uma habilidade necessária.

No ambiente corporativo a empatia facilita conexões entre todos os envolvidos de diferentes cargos e contextos. 

Todas as habilidades citadas são importantes para nossas vidas pessoais e no campo profissional têm se mostrado fundamentais.  

Sobre a autora

Camila Rebelato é graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Administração de Empresas e Gestão de Pessoas pelo Insper.

Com mais de 11 anos de experiência em multinacionais como Coca-Cola FEMSA, Samsung, Robert Half, Almundo, Cabify e Rodobens, com foco em tradução de necessidades de negócios para estratégia de RH e aprimoramento de talentos dentro das organizações e projetos.

Atualmente é People Experience Manager da Juntos Somos Mais.

 Saiba mais | Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento.

Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios.

Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra.

Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra.

Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas.

Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.