Compra do material escolar: 5 dicas para economizar no início do ano

Falta pouco para o início de mais um ano letivo, quando crianças e adolescentes devem começar uma outra etapa do período escolar. Diante disso, os pais e responsáveis devem desde já começar a se organizar para a compra do material escolar, seja aquele listado pela escola, como os itens básicos. Para evitar que essa compra se torne um gasto a mais no orçamento da família, o FDR separou algumas dicas para economizar.

Compra do material escolar: 5 dicas para economizar no início do ano
Compra do material escolar: 5 dicas para economizar no início do ano (Imagem: FDR)

De acordo com informações compartilhadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os cadernos e artigos de papelaria subiram em média 10% no último ano. Para 2023 quem precisa renovar a lista de material escolar também terá que lidar com reajuste, a alta de preços deve ser ainda maior, entre 20% e 30%.

Os valores foram divulgados pela Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), que prevê um crescimento de 15% no preço das mochilas e de 20% para os estojos. Tudo isso deve ser sentido no bolso dos pais e responsáveis que forem as compras para renovar o material escolar das crianças.

Pelo segundo ano, os fabricantes de cadernos sentiram um grande aumento nos preços do papel, principal matéria-prima. O dólar elevado, a redução de capacidade de produção e a menor oferta dos fabricantes, assim como o aumento de demanda internacional e a guerra na Ucrânia, foram os principais fatores“, disse Sidnei Bergamaschi, presidente executivo da entidade.

Como economizar na compra do material escolar

Com preços mais atrativos, promoções constantes e formas facilitadas de pagamento, o hábito de realizar compras online vem se intensificando no Brasil. Felipe Piris, líder do app Confi, dá dicas de como economizar na compra do material escolar.

  • Verifique a confiabilidade do site para evitar cair em golpes com falsas promoções;
  • Pesquise e compare preços, no Google existe a opção “Shopping/Compras” que faz essa comparação;
  • Fique atento se a data de entrega é viável e combina com o início das aulas;
  • Proteja seus dados ao fazer a compra online, e tenha instalado ferramentas nesse sentido.

Para as compras presenciais as recomendações são praticamente as mesmas, conforme orienta o Serasa:

  • Pesquise o valor da lista em mais de uma loja;
  • Antecipe as compras, evitando aquela temporada de vendas de material escolar que encarece os produtos;
  • Avalie qual a necessidade de comprar todos os itens que foram listados, alguns podem ser substituídos ou usados pelo o que a criança já tem;
  • Compre em atacado e garanta descontos;
  • Não leve a criança no momento da compra, eles não sabem o valor de cada item e podem não entender que não cabe no orçamento um material de personagem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com