Dicas ajudam pais a terem boa economia na compra do material escolar

Procon aponta para uma alta no valor do material escolar para o próximo ano e dá dicas de como economizar na compra. Final de ano é marcado pelas compras para as festas e pelo investimento nos itens e também em matrícula escolar.

Dicas ajudam pais a terem boa economia na compra do material escolar
Dicas ajudam pais a terem boa economia na compra do material escolar (Imagem: FDR)

O ano letivo está se encerrando em todo o país e, enquanto as crianças estão de férias, os pais se preocupam com a compra do material escolar. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares os itens escolares devem sofrer um aumento de 15% a até 30%.

Assim, uma programação e pesquisa de preço são essenciais para economizar nesse período.

Dicas para economizar no material escolar

De acordo com o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PR), o primeiro passo é fazer uma pesquisa de preço e antecipar a compra para evitar o tumulto do início do ano.

A coordenadora do Procon/PR, Cláudia Silvano, dá dicas de como economizar com esses itens.

“Outra medida que pode ser útil é comprar em boa quantidade, se juntando a outros pais, pois também é uma possibilidade de obter bons descontos na hora do pagamento”, comenta ela.

Outro ponto importante a ser observado são os itens pedidos pela escola, é importante ficar atento ao fato de que as escolas só podem pedir os itens utilizado em atividades pedagógicas.

Ou seja, itens de uso da escola não podem aparecer na lista de compra entregue aos pais; a Lei 12.886/13 proíbe que escolas peçam itens de uso coletivo, como papel higiênico, copos descartáveis, talheres, tinta para impressora, giz, produtos de higiene, limpeza ou para atividade de laboratório, por exemplo.

A quantidade também deve ser observada, pois, é proibido que as escolas peçam materiais em excesso.

As escolas ainda devem oferecer suporte aos pais que tiverem dúvidas ou questionem a lista, é importante que as instituições mantenham o diálogo com os responsáveis.

Caso se sinta lesado, procure o Procon da sua cidade.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.