Grandes varejistas realizam saldões com descontos de até 80%

Geralmente no início do ano, as grandes lojas varejistas fazem liquidações para queimar os estoques do Natal. Em 2023 não foi diferente e lojas como Magalu e Casas Bahia já iniciaram os saldões. No entanto, o que vem chamando a atenção é que os descontos parecem estar até melhores que os oferecidos na Black Friday.

Em certos casos, os descontos chegam a até 80%, sendo possível pagar em até dois anos e meio no cartão da loja. Entre os descontos os consumidores encontram opções em TVs, celular, eletrônicos e eletrodomésticos.

O que explica estes descontos agressivos oferecidos nestas liquidações é o desempenho registrado no Natal e na Black Friday. Mesmo que ainda não existam dados consolidados, Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), explicou que nas pesquisas realizadas pela entidade no Natal e também na Black Friday, os consumidores deram preferência para itens de uso pessoal, que costumam ser mais baratos.

“As vendas de itens mais caros podem não ter tido bom desempenho nas duas datas”, disse ele ao Estadão. Desta forma, uma oportunidade de esvaziar os estoques é agora. 

Um exemplo é a empresa Via, proprietária das lojas Casas Bahia e Extra, que está fazendo uma grande liquidação nas lojas físicas e online nesta primeira semana de 2023. Para as Casas Bahia, os descontos de acordo com a empresa totalizam R$70 milhões.

Já no Ponto e no Extra.com.br, são ofertados descontos de até 70%. Ao ser perguntada pelo Estadão sobre qual seria o tamanho do desconto em anos passados, a Via disse que é equivalente, assim como o parcelamento em até 30 vezes no cartão próprio, no caso da Casas Bahia.

As Americanas também estão ofertando descontos de até 80% em suas lojas físicas e também no site e aplicativo, repetindo a promoção do ano passado e da Black Friday. De acordo com a loja, as compras pagas com cartão de crédito próprio, Ame, podem ser parceladas em até 21 vezes.

Sampa Week

Logo depois das liquidações de ano novo, o comércio da capital paulista também terá uma liquidação que está marcada para acontecer na última semana desse mês. 

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.