Conta Kids: Saiba como abrir uma conta bancária para seu filho e as vantagens

Você sabia que é possível abrir uma conta bancária para o seu filho? Através dela você pode administrar a mesada, ensinar educação financeira e controlar os gastos dos menores de maneira fácil e rápida. Conheça alguns usos possíveis para este tipo de conta e como abrir.

Usos possíveis para a conta digital dos filhos

  • Pagamento de mesada 

Os pais podem depositar o valor da mesada dos filhos em sua conta, em vez de dar dinheiro físico. Isto pode ajudar os pais a introduzirem educação financeira para as crianças ao ensiná-las a administrar o dinheiro.

  • Poupança para educação 

Esta conta também pode ser utilizada como uma maneira de criar uma reserva financeira para o seu filho usar futuramente, para pagar os estudos, fazer uma viagem em intercâmbio e muito mais. 

  • Pagamento de pensão alimentícia

Outro uso possível é para pagar pensão alimentícia. O valor, que normalmente é usado para buscar as despesas dos filhos menores de 18 anos, pode ser depositado direito na conta da criança. 

Entre as vantagens está uma em que imposto de renda da criança poderá ser declarado de forma separada, possivelmente reduzindo o valor recolhido ao fisco. Mas é preciso ficar atento, pois a criança não pode entrar como dependente na declaração de nenhum dos pais.

Opções de conta para crianças 

  • Inter Kids

A Conta Kids é um serviço gratuito e digital para menores de idade. Os serviços oferecidos vão desde cartão de débito, PIX e pagamento de contas, e ainda é possível realizar investimentos.

Para abrir a conta kids do Inter é preciso que o menor de idade tenha RG e CPF. A forma de cadastro é similar ao da conta comum. Faça o download do app e vá na opção abrir conta. Na sequência, insira os dados do menor e do responsável.

  • Banco Original

A fintech também está mirando no público infantil e lançou um cartão adicional para crianças a partir de 10 anos. Os usuários dos cartões Internacional, Gold, Platinum ou Black podem solicitar este cartão acional.

O dependente pode utilizar o limite de crédito do cartão do titular e não paga anuidade. O responsável pode acompanhar, em tempo real, os gastos efetuados no cartão adicional  e controlar o limite. É possível solicitar até 5 cartões adicionais para crianças.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.