Quando o governo Lula começará a distribuição do novo cartão do Bolsa Família?

O governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) que entrou em seu terceiro mandato, já anunciou a volta do Bolsa Família. Esse é um programa que foi criado em 2003, primeiro mandato de Lula, e ajudou milhares de famílias de baixa renda. O governo de Jair Bolsonaro (PL), no entanto, recriou esse programa trazendo o Auxílio Brasil. Com a mudança os beneficiários buscam saber se haverá um novo cartão do Bolsa Família para saque.

Quando o governo Lula começará a distribuição do novo cartão do Bolsa Família?
Quando o governo Lula começará a distribuição do novo cartão do Bolsa Família? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O Bolsa Família sempre esteve muito ligado ao governo Lula, já que esse é um dos principais feitos dos últimos mandatos petistas. Por isso, o interesse da equipe do ex-presidente Bolsonaro não era apenas mudar o programa, mas criar também a marca social do seu governo. Para isso, substituiu o cartão do Bolsa Família pelo cartão do Auxílio Brasil.

Essa troca de documentos, que contou com um novo logotipo e pelo menos 8,5 milhões de impressões, custou pelo menos R$ 121 milhões. A Caixa Econômica informou que cada cartão teve um custo de R$ 14,24 por unidade. O valor não é custeado pelo beneficiário, mas deve sair dos cofres públicos, do Ministério da Cidadania.

Por isso, um nova substituição com impressões do cartão do Bolsa Família trariam um custo milionário para o governo federal. Diante disso, existem pouquíssimas chances de que o governo Lula aprove a troca dos cartões, devendo manter os documentos atuais.

Quando um novo cartão do Bolsa Família deve ser impresso?

Um novo cartão do Bolsa Família somente será impresso quando a família for inclusa pela primeira vez. Ou seja, ao ser aprovada no programa o Ministério da Cidadania deve encaminhar ao endereço da família o cartão de saque junto com um folheto informativo.

Quem não receber o cartão, pode receber o valor do benefício em mãos apresentando um documento com foto nas agências da Caixa ou casas lotéricas. E ainda, fazendo a movimentação online por meio do Caixa Tem, em que é permitido fazer transferências, PIX, pagar boletos, ou compras online.

Aqueles que têm o cartão do Bolsa Família antigo, que ainda não havia sido substituído, pode continuar usando o documento. Quem recebeu o cartão do Auxílio Brasil também deve continuar usando-o, já que ele possuí tecnologias como:

  • Chip que permite compras na função débito;
  • Saque em Banco 24Horas e não apenas na Caixa Econômica.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com