Quando o governo Lula começará a distribuição do novo cartão do Bolsa Família?

O governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) que entrou em seu terceiro mandato, já anunciou a volta do Bolsa Família. Esse é um programa que foi criado em 2003, primeiro mandato de Lula, e ajudou milhares de famílias de baixa renda. O governo de Jair Bolsonaro (PL), no entanto, recriou esse programa trazendo o Auxílio Brasil. Com a mudança os beneficiários buscam saber se haverá um novo cartão do Bolsa Família para saque.

Quando o governo Lula começará a distribuição do novo cartão do Bolsa Família?
Quando o governo Lula começará a distribuição do novo cartão do Bolsa Família? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O Bolsa Família sempre esteve muito ligado ao governo Lula, já que esse é um dos principais feitos dos últimos mandatos petistas. Por isso, o interesse da equipe do ex-presidente Bolsonaro não era apenas mudar o programa, mas criar também a marca social do seu governo. Para isso, substituiu o cartão do Bolsa Família pelo cartão do Auxílio Brasil.

Essa troca de documentos, que contou com um novo logotipo e pelo menos 8,5 milhões de impressões, custou pelo menos R$ 121 milhões. A Caixa Econômica informou que cada cartão teve um custo de R$ 14,24 por unidade. O valor não é custeado pelo beneficiário, mas deve sair dos cofres públicos, do Ministério da Cidadania.

Por isso, um nova substituição com impressões do cartão do Bolsa Família trariam um custo milionário para o governo federal. Diante disso, existem pouquíssimas chances de que o governo Lula aprove a troca dos cartões, devendo manter os documentos atuais.

Quando um novo cartão do Bolsa Família deve ser impresso?

Um novo cartão do Bolsa Família somente será impresso quando a família for inclusa pela primeira vez. Ou seja, ao ser aprovada no programa o Ministério da Cidadania deve encaminhar ao endereço da família o cartão de saque junto com um folheto informativo.

Quem não receber o cartão, pode receber o valor do benefício em mãos apresentando um documento com foto nas agências da Caixa ou casas lotéricas. E ainda, fazendo a movimentação online por meio do Caixa Tem, em que é permitido fazer transferências, PIX, pagar boletos, ou compras online.

Aqueles que têm o cartão do Bolsa Família antigo, que ainda não havia sido substituído, pode continuar usando o documento. Quem recebeu o cartão do Auxílio Brasil também deve continuar usando-o, já que ele possuí tecnologias como:

  • Chip que permite compras na função débito;
  • Saque em Banco 24Horas e não apenas na Caixa Econômica.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com