A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro estipulou como prazo o dia 7 de fevereiro para que os contribuintes possam pagar o seu Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2023) à vista, através da cota única, com o desconto de 7%.
O fisco municipal carioca permite ainda que além do pagamento em cota única, os cidadãos também possam quitar o tributo em até dez meses. Vale lembrar que para essa modalidade do IPTU 2023, o prazo do dia 7 de fevereiro também é válido para a quitação da primeira parcela.
De acordo com a administração municipal, as guias de pagamento serão enviadas pelos Correios ao longo de janeiro e também poderão ser acessadas pela internet, além do aplicativo Carioca Digital, que está disponível para iOS e Android.
O valor do IPTU RJ 2023 será calculado de acordo com a área total do seu imóvel. Entretanto, nem todos os donos de imóveis serão cobrados pelo tributo na capital carioca.
Assim, as alíquotas aplicadas na capital fluminense variam entre 1% e 3% do valor venal do imóvel. A menor taxa é aplicada para áreas estritamente residenciais. Já prédios e salas comerciais pagarão 2,5%. Por fim, terrenos e áreas não construídas renderão 3% do seu valor em impostos.
Caso atrasem o pagamento do IPTU 2023, os cariocas podem solicitar guias para a regularização dos débitos sem terem o nome colocado no cadastro da dívida ativa do município.
A solicitação de guia para regularização do parcelamento poderá ser feita pela internet, através do site oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro, como também nos postos de atendimento, de segunda à sexta, das 9h às 16h.
Confira o calendário completo de vencimento do IPTU 2023 no Rio de Janeiro:
Cota única e 1ª cota: 7/2/2023
2ª cota: 7/3
3ª cota: 10/4
4ª cota: 8/5
5ª cota: 7/6
6ª cota: 7/7
7ª cota: 7/8
8ª cota: 8/9
9ª cota: 6/10
10ª cota: 8/11