Enem 2023 tem data divulgada. Confira calendário com datas importantes

Exame deve acontecer no mês de novembro, como tradicionalmente já ocorria. O Enem 2023 deve possibilitar que milhares de estudantes brasileiros comecem seus cursos de graduação. Confira as datas do exame.

Enem 2023 tem data divulgada. Confira calendário com datas importantes
Enem 2023 tem data divulgada. Confira calendário com datas importantes (Imagem: FDR)

O ano mal começou e os estudantes brasileiros já podem se organizar para participar do Enem 2023, o INEP acaba de divulgar as datas de aplicação dessa edição. Exame é aplicado em todo o país para aquelas pessoas que já concluíram o ensino médio e desejam uma vaga em curso superior.

A expectativa é de que a taxa de inscrição tenha o mesmo valor dos últimos anos, ou seja, R$ 85.

Cronograma do Enem 2023

Veja abaixo as datas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023:

  • Período de inscrições:de 8 a 19 de maio de 2023;
  • Aplicação do exame:5 e 12 de novembro de 2023;
  • Divulgação do gabarito:24 de novembro de 2023;
  • Divulgação dos resultados:16 de janeiro de 2024.

ENEM PPL (para pessoas privadas da liberdade, ou seja, que cumprem medidas socioeducativas):

  • Período de inscrições:de 9 a 27 de outubro de 2023;
  • Aplicação do exame:12 e 13 de dezembro de 2023;
  • Divulgação dos resultados:16 de janeiro de 2024.

 Sobre o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado no ano de 1998, e tinha, inicialmente, a função de avaliar o desempenho escolar dos estudantes que terminaram a educação básica.

Onze ano depois, em 2009, o exame sofreu alterações e passou a ser usado como forma de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital.

Atualmente o Enem é uma das principais formas de se conquistar uma vaga em cursos superiores. Sendo utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Programas geridos pelo Governo Federal e que atendem a públicos diferentes.

Além disso, com a nota do Enem você pode concorrer a vagas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas que possuem parceria com o MEC.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.