Dinheiro esquecido: Acompanhe a previsão de autorização de novos saques pelo Banco Central

No último ano o Banco Central liberou um sistema Valores a Receber. Por meio dele é possível que clientes de instituições bancárias que não resgataram valores, ou têm dinheiro esquecido no banco, possam resgatar essas quantias. Dessa forma, conseguirão acesso a valores que para muitos era desconhecido. Devido ao número de acessos e necessidade de atualização, hoje essa consulta está indisponível.

Dinheiro esquecido: Acompanhe a previsão de autorização de novos saques pelo Banco Central
Dinheiro esquecido: Acompanhe a previsão de autorização de novos saques pelo Banco Central (Imagem: FDR)

Desde maio do ano passado, primeira data anunciada para liberação da 2ª fase de consulta do dinheiro esquecido, os brasileiros esperam para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR). No entanto, o Banco Central admitiu que há necessidade de melhorar o site e incluir novos valores, o que fez com que a instituição achasse por bem suspender os acessos até que tudo fosse atualizado.

Por isso, ao acessar o site do Banco Central, hoje os internautas encontram a seguinte mensagem: “As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão suspensas. Fique tranquilo! Não há risco de perder os valores, pois eles continuarão guardados pelas instituições financeiras”.

De acordo com o BC os sistemas estão sendo atualizados, mas não deu uma data precisa sobre quando a consulta do dinheiro esquecido poderá ser feita. A grande novidade é que outros valores, que ainda não haviam sido disponibilizados na primeira verificação, agora poderão ser encontrados.

Novidades para quem acessar o dinheiro esquecido

Existem pelo menos R$ 4 bilhões a serem liberados pelo Banco Central no Sistema Valores a Receber, por isso, quem ainda não conseguiu nenhuma quantia, no segundo lote pode ter acesso ao dinheiro esquecido. Duas principais novidades devem envolver a nova fase do SVR:

  • O dinheiro poderá ser resgatado na mesma data em que for feita a consulta;
  • Valores esquecidos em nome de falecidos poderão ser consultados e resgatados.

Tipos de valores que poderão ser resgatados

As modalidades de dinheiro esquecido que poderão ser acessadas e resgatadas, também foram atualizadas pelo Banco Central. Incluindo:

  • Cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito não previstas em termo de compromisso;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível;
  • Contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários; e
  • Demais situações que resultem em valores a serem devolvidos, reconhecidas pelas instituições financeiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com