Cursinho popular da USP tem 40 vagas abertas e inscrições se encerram nesta semana

Estudantes ainda podem se inscrever para o cursinho popular da USP que vai prepará-los para os principais vestibulares. As aulas são gratuitas e presenciais. Os candidatos passarão por um processo seletivo que inclui aplicação de provas. Saiba mais sobre essa oferta.

Cursinho popular da USP tem 40 vagas abertas e inscrições se encerram nesta semana
Cursinho popular da USP tem 40 vagas abertas e inscrições se encerram nesta semana (Imagem: FDR)

O Cursinho Popular de Licenciatura em Ciências Exatas (CPCEx) – USP recebe inscrições até a próxima sexta-feira, 6, para o seu processo seletivo de alunos. Os participantes terão a oportunidade de se preparar para os principais vestibulares do país com estudantes de cursos de licenciatura na universidade.

São um total de 40 vagas, sendo 50% reservadas a estudantes que estejam cursando ou tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

Cursinho popular da USP

Poderão submeter-se à seleção aqueles e aquelas que irão cursar o 3º ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2023 ou já tenham concluído o Ensino Médio (ou equivalente).

Os inscritos passarão pelas seguintes etapas:

1. Avaliação

Composta por uma prova objetiva com 50 questões do conteúdo do Ensino Médio; essa etapa deve ser aplicada no dia 15 de janeiro e terá 3 horas de duração, das 13:30 às 16:30. Local da prova: USP

2. Análise Socioeconômica

Durante a inscrição, serão coletadas informações socioeconômicas que poderão ser utilizadas como critério de desempate, caso haja empate na pontuação da prova objetiva.

O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 17 de janeiro.

Inscrições

São duas formas de se inscrever na seleção:

Inscrição virtual – Basta acessar o formulário
Inscrição presencial – Realizada no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) Endereço: Rua Nove de Julho, 1227, Centro – São Carlos – SP. Horário de funcionamento: Segunda-feira: das 14h às 18h; Terça-feira a Sexta-feira: das 8h às 18h; Sábados: das 9h às 12h.

Mais informações podem ser obtidas pelo Telefone: (16) 3373-9772 ou pelos e-mails: cdcc@cdcc.usp.br/ cursinhoifsc.alunos@gmail.com.

Conheça o Cursinho pré-vestibular da USP

O Cursinho Popular da Licenciatura em Ciências Exatas (CPCEx) foi fundado em 2007 e, com o crescimento, mudou de lugar e se tornou independente.

Segundo a instituição o seu principal objetivo é:

“Levar a oportunidade da aprovação de jovens de baixa renda em universidades públicas, além da oportunidade de formação de professores contando com a vivência em uma sala de aula, afinal, os professores são alunos de cursos de licenciatura em sua maioria”.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.