SiSU, ProUni e Fies 2023 já têm datas definidas. Confira o calendário e programe-se

Calendários do SiSU, ProUni e Fies 2023 foram adiantados pelo Ministério da Educação recentemente. Os três programas utilizarão as notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2022 que será divulgada já no próximo mês de fevereiro. Veja as datas de todos eles.

SiSU, ProUni e Fies 2023 já têm datas definidas. Confira o calendário e programe-se
SiSU, ProUni e Fies 2023 já têm datas definidas. Confira o calendário e programe-se (Imagem: FDR)

Recentemente o Ministério da Educação (MEC) anunciou a antecipação dos calendários do SiSU, ProUni e Fies 2023. A medida deve favorecer o ingresso, pois, as novas datas se aproximam dos calendários letivos das instituições. Programas são gratuitos, realizam a seleção virtualmente e estão sob responsabilidade do MEC.

Calendários do SISU, PROUNI e FIES 2023

Confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos três programas:

Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2023.1

O Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em instituições públicas, tanto institutos federais quanto em universidades federais e estaduais. A seleção é feita através da nota da última edição do ENEM, ou seja, a de 2022.

  • Inscrições – 16 a 24 de fevereiro
  • Resultado – 28 de fevereiro
  • Programa Universidade Para Todos – PROUNI 2023.1
  • Inscrições – 28 de fevereiro a 3 de março
  • Resultados: 1ª chamada – 7 de março; 2ª chamada – 21 de março

Programa Universidade Para Todos – PROUNI 2023.1

No Programa Universidade Para Todos a oferta é de bolsas de estudos em instituições particulares. O programa deve utilizar as notas das duas últimas edições do ENEM, ou seja, 2021 e 2022.

  • Inscrições – 28 de fevereiro a 3 de março
  • 1ª chamada – 7 de março;
  • 2ª chamada – 21 de março

Fundo de Financiamento Estudantil – FIES 2023.1

O Fundo de Financiamento Estudantil concede o financiamento dos cursos superiores com menores juros para participar é necessário se enquadrar no critério de renda estabelecido. No Fies é utilizada a nota do ENEM a partir da edição de 2010.

  • Inscrições – 7 a 10 de março
  • Resultado – 14 de março.

Os editais dos três programas devem ser divulgados ainda nesse mês de janeiro, assim como a consulta de vagas em cada um deles.

Desde o ano passado os três programas passaram a contar com um único portal, o Acesso Único, nele é possível encontrar informações, os calendários e também fazer as inscrições e acompanhar o processo seletivo.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.