Reaplicação do ENEM 2022 acontece em breve. Veja as informações recém-divulgadas

Estudantes que tiveram os pedidos de reaplicação do ENEM 2022 aceitos farão as provas já na próxima semana. Junto a eles os inscritos no ENEM PPL também participarão das provas nas mesmas datas.

Reaplicação do ENEM 2022 acontece em breve. Veja as informações recém-divulgadas
Reaplicação do ENEM 2022 acontece em breve. Veja as informações recém-divulgadas (Imagem: FDR)

A reaplicação do ENEM 2022 acontece nos dias 10 e 11 de janeiro, ou seja, já na próxima semana. Apenas quem solicitou a participação e teve o pedido aceito poderá fazer as provas; os pedidos são analisados individualmente e apenas algumas situações dão direito a reaplicação, são elas:

Problema logístico no dia da aplicação regular ou participantes que estavam acometidos por doenças infectocontagiosas (como a Covid-19).

Além deles, também farão as provas aquelas pessoas que estão Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

Cartão de confirmação da reaplicação do ENEM 2022

Desde a última segunda-feira, 2 de janeiro, o cartão de confirmação de inscrição está disponível na Página do Participante. Para visualizar ou imprimir o cartão de confirmação, é necessário acessar o sistema do exame com login e senha únicos do Governo Federal (gov.br). Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.

É importante acessar o documento, pois, nele está o local de aplicação das provas, inclusive, o MEC sempre recomenda que os participantes levem o cartão nos dias de exame.

No caso dos participantes do ENEM PPL, a aplicação acontece dentro das unidades prisionais e as informações são repassadas aos inscritos pela pessoa responsável pelo exame na unidade.

A data de divulgação do resultado ainda não foi informada pelo INEP.

Enem

Ao longo de mais de duas décadas o ENEM se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

Também para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.