IPVA SP 2023: Confira como pagar o imposto por meio do seu banco

O governo de São Paulo já disponibilizou as guias do IPVA SP 2023 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para os donos dos veículos emplacados no estado. Assim, desde a última segunda-feira (2) já é possível retirar as guias através do site da Secretaria da Fazenda.

IPVA SP 2023: Confira como pagar o imposto por meio do seu banco (Imagem: FDR)

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, os contribuintes podem quitar o IPVA SP 2023 nos aplicativos dos bancos, pelo internet banking, nos caixas eletrônicos e nas agências bancárias regulamentadas.

Segundo o governo paulista, o IPVA recebeu um reajuste médio de 10,77% em 2023 no estado (um reajuste menor do que os 22,54% praticados em 2022). Segundo o fisco de São Paulo, a expectativa é arrecadar cerca de R$ 23,4 bilhões com o imposto neste ano.

São Paulo é o estado com a maior frota de veículos do país (27 milhões), e o calendário de pagamento e as alíquotas de tributos foram divulgadas no último dia 20 de dezembro.

O calendário de pagamento do IPVA SP 2023

Os pagamentos do tributo se iniciam no próximo dia 11, para veículos com placa final 1. Quem optar pelo parcelamento, encerrará a quitação no dia 24 de maio, quando os proprietários de veículos com placas terminadas em 0 farão seu último pagamento.

O desconto para pagar o imposto em parcela única continua em 3%. Em compensação, a administração estadual aumentou o número de parcelas de 3 para até 5 vezes.

Para veículos novos (0 km), o pagamento à vista com desconto de 3% pode ser feito até o 5º dia útil posterior à data da emissão da Nota Fiscal da compra. Já para quem optar por não ter o desconto, a quitação pode ser feita, em cota única ou parcelada, pode ser feito até 30 dias após a emissão da NF.

O imposto pode ser pago nos aplicativos dos bancos, pelo internet banking, nos caixas eletrônicos ou em qualquer agência bancária credenciada. Também é possível fazer o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

YouTube video player
Sair da versão mobile