IPTU 2023: Prefeitura de Jundiaí define quando começará a enviar os boletos

A Prefeitura de Jundiaí divulgou nesta terça-feira (3), que os contribuintes que tenham imóveis cadastrados na cidade começarão a receber, a partir do próximo dia 16 de janeiro, os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2023).

IPTU 2023: Prefeitura de Jundiaí define quando começará a enviar os boletos (Imagem: FDR)

A distribuição das guias do IPTU 2023 será feita de maneira online, para quem se cadastrou no sistema até o dia 10 de dezembro de 2022. Já quem não aderiu ao IPTU Eletrônico, a entrega será realizada pelos Correios. Por fim, ainda existe a opção da retirada através das agências do Poupatempo para os munícipes que residem em CEPs não atendidos pela empresa.

Quanto ao pagamento, os contribuintes podem optar pelo pagamento à vista do, com direito ao desconto de 5%, até o dia 27 de fevereiro. Quem pagar à vista até o dia 27 de março terá 4% de desconto e, quem optar pelo pagamento em parcela única até o dia 27 de abril terá 3% de desconto.

Entretanto, os contribuintes que parcelarem seu tributo em até 10 vezes, terão o vencimento da primeira parcela no dia 27 de fevereiro. O número de vezes em que será realizado o parcelamento, inclusive, dependerá do valor venal do imóvel. Para 2023, o valor foi reajustado em 5,97%, de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“O IPTU representa uma importante fonte de renda para Jundiaí, que reconhecidamente é a cidade que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos. Atualmente, existem aproximadamente 181 mil imóveis cadastrados na cidade”, comenta Roseli da Pós, diretora do Departamento de Receita Tributária.

Como realizar o pagamento do carnê eletrônico do IPTU 2023 em Jundiaí?

Os contribuintes que receberem o carnê digital do IPTU 2023 de Jundiaí poderão pagar a parcela do imposto diretamente do site da Prefeitura nos meios digitais dos bancos Itaú, Bradesco e Santander (o munícipe será direcionado para o site do banco).

Entretanto, se o cidadão optar por imprimir o documento, será apresentada a guia completa, inclusive com o código de barras para o pagamento, que poderá ser feito nas redes de agências bancárias e lotéricos autorizados.

Por fim, quem preferir, poderá realizar o pagamento dos seus impostos através do PIX – meio eletrônico e instantâneo de pagamento e transferências bancárias.

O contribuinte que desejar receber o carnê por e-mail a partir do próximo ano pode realizar o cadastro no site da Prefeitura de forma permanente. Até o dia 10 de dezembro de 2023, cerca de 28 mil pessoas já haviam feito a inscrição pelo site da Prefeitura.