Os aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar as datas de pagamento que o órgão previdenciário fará em 2023. O calendário foi definido de acordo com o número de cadastro dos segurados e com o valor dos benefícios.
Oficialmente, o primeiro pagamento que o INSS fará em 2023 já é nesta segunda-feira (02), mas os depósitos são referentes às parcelas de dezembro de 2022. Sendo assim, os valores também correspondem ao que foi determinado para o ano passado.
A mudança nos valores dos seguros, que já foi confirmada, também pode afetar a ordem de pagamento para alguns aposentados, pensionistas e beneficiários. Confira a seguir os dias em que começam a ser pagos os benefícios do mês de janeiro, já com o valor atualizado.
Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS
- Benefício com final 1 – 25 de janeiro
- Benefício com final 2 – 26 de janeiro
- Benefício com final 3 – 27 de janeiro
- Benefício com final 4 – 30 de janeiro
- Benefício com final 5 – 31 de janeiro
- Benefício com final 6 – 01 de fevereiro
- Benefício com final 7 – 02 de fevereiro
- Benefício com final 8 – 03 de fevereiro
- Benefício com final 9 – 06 de fevereiro
- Benefício com final 0 – 07 de fevereiro
Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS
- Benefício com final 1 e 6 – 1 de fevereiro
- Benefício com final 2 e 7 – 2 de fevereiro
- Benefício com final 3 e 8 – 3 de fevereiro
- Benefício com final 4 e 9 – 6 de fevereiro
- Benefício com final 5 e 0 – 7 de fevereiro
Quanto os beneficiários do INSS vão receber em 2023?
Pela primeira vez após quatro anos, o salário mínimo recebeu reajuste acima da taxa da inflação, que é o chamado aumento real. A mudança afeta, também, os aposentados e pensionistas do INSS. A autarquia usa o valor do piso nacional para calcular e atualizar os seguros mensais.
Além das aposentadorias e pensões, outros valores, como os de benefícios do Governo Federal que são geridos pelo INSS, também terão novo valor este ano. O Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é direcionado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovam baixa renda, tem valor correspondente ao de um salário mínimo.
Sendo assim, em 2023, o benefício assistencial vai pagar aos seus mais de 5 milhões de brasileiros inscritos, a quantia mensal de R$ 1.320.