Quando o INSS fará o primeiro pagamento de 2023? Confira o calendário

Os aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar as datas de pagamento que o órgão previdenciário fará em 2023. O calendário foi definido de acordo com o número de cadastro dos segurados e com o valor dos benefícios.

Quando o INSS fará o primeiro pagamento de 2023? Confira o calendário. (Imagem: FDR)

Oficialmente, o primeiro pagamento que o INSS fará em 2023 já é nesta segunda-feira (02), mas os depósitos são referentes às parcelas de dezembro de 2022. Sendo assim, os valores também correspondem ao que foi determinado para o ano passado.

A mudança nos valores dos seguros, que já foi confirmada, também pode afetar a ordem de pagamento para alguns aposentados, pensionistas e beneficiários. Confira a seguir os dias em que começam a ser pagos os benefícios do mês de janeiro, já com o valor atualizado.

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS

Meu INSS 2023: CADASTRO, CONSULTA ONLINE, EXTRATO E AGENDAMENTO DIGITAL DOS SERVIÇOS

Quanto os beneficiários do INSS vão receber em 2023?

Pela primeira vez após quatro anos, o salário mínimo recebeu reajuste acima da taxa da inflação, que é o chamado aumento real. A mudança afeta, também, os aposentados e pensionistas do INSS. A autarquia usa o valor do piso nacional para calcular e atualizar os seguros mensais.

Além das aposentadorias e pensões, outros valores, como os de benefícios do Governo Federal que são geridos pelo INSS, também terão novo valor este ano. O Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é direcionado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovam baixa renda, tem valor correspondente ao de um salário mínimo.

Sendo assim, em 2023, o benefício assistencial vai pagar aos seus mais de 5 milhões de brasileiros inscritos, a quantia mensal de R$ 1.320.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile