É preciso ter conta em banco para receber benefício previdenciário?

Quando é admitido em um novo emprego, o trabalhador precisa ter conta bancária para receber seu salário. A mesma regra vale para quem deu entrada em um benefício previdenciário? É isso que o FDR vai esclarecer para os leitores hoje, a fim de que nenhum segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) seja prejudicado. Ainda mais considerando que para muitos, esse pagamento será vitalício.

FDR Responde: É preciso ter conta em banco para receber benefício previdenciário?
FDR Responde: É preciso ter conta em banco para receber benefício previdenciário? (Imagem: FDR)

Ao dar entrada no seu benefícios previdenciário, seja pessoalmente ou usando o Meu INSS, o solicitante precisa apresentar uma série de documentos que comprove que tem direito ao benefício. No entanto, o cadastro de uma conta bancária para receber a quantia é feito quando a solicitação é aprovada. É possível acompanhar a resposta do pedido online ou na Central Telefônica.

A partir disso, o cidadão passa a ser incluso no grupo de aposentados, pensionistas ou recebedor de auxílio do INSS e deve conferir o calendário de saques. São pelo menos 37 milhões de pessoas recebendo algum salário da Previdência Social, de acordo com informações do próprio Instituto.

É preciso ter conta bancária para receber benefício previdenciário?

Não! De acordo com informações recentemente compartilhadas pelo governo federal, quem não tem conta corrente pode optar pelo recebimento do benefício previdenciário com um cartão magnético emitido pelo INSS. Nesse caso, caberá ao INSS encontrar uma agência bancária próxima do endereço do segurado para emitir um cartão de saque.

A emissão do cartão não trará nenhum tipo de custo para o segurado, sendo que o documento é liberado, impresso e entregue no endereço do cidadão. Qualquer questão sobre as formas de recebimento podem ser consultadas no banco emissor do cartão, ou diretamente nos atendimentos do INSS, como a Central Telefônica.

Mudança no meio de pagamento

Quem hoje recebe o benefício previdenciário na sua conta bancária, ou ainda, por meio do cartão magnético, pode alterar a forma de pagamento do INSS. O processo acontece online ou por meio da Central Telefônica de número 135. Independente da forma de recebimento o empréstimo consignado para esse público fica disponível.

  • Acesse o aplicativo do Meu INSS e faça login;
  • Na tela inicial, selecione “Agendamentos/solicitações”;
  • Crie um novo pedido;
  • Feito isso, você verá na tela todos os serviços gratuitos disponíveis. Caso prefira, digite no campo de busca o serviço do seu interesse “Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços”;
  • Clique em “Transferir benefício para conta corrente”;
  • Por fim, coloque agora as informações sobre a conta bancária.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com