Na última quinta-feira (29), foi liberado o último lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Foram pelo menos 488.637 contribuintes beneficiados nesse depósito, totalizando o desembolso de R$ 903.375.493,48. Vale dizer que esse pagamento é referente ao lote residual, quer dizer, liberando a quantia de contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram sua situação.
São pelo menos cinco lotes de restituição do IRPF liberados no ano, de maio a setembro, contemplando aqueles que enviaram a declaração e fizeram o pagamento do imposto dentro do prazo. Há ainda uma lista de prioridades em todo lote, que incluí pessoas idosas, com alguma deficiência física ou mental, entre outras,
Quem enviou a declaração do Imposto de Renda 2022, mas não foi contemplado com o pagamento da restituição, embora tivesse direito ao crédito, precisa verificar se caiu na malha fina. Essa consulta pode ser feita no e-CAC da Receita Federal, ou no aplicativo Meu Imposto de Renda.
Em caso afirmativo, será preciso fazer a correção dos dados apresentando uma declaração retificadora. Em seguida, caso tenha direito, finalmente o contribuinte poderá ser incluso no lote residual da restituição do IRPF. No lote liberado nesse mês, a consulta para descobrir se tinha direito a alguma quantia foi autorizada em 22 de dezembro.
Consultar restituição do IRPF residual
De acordo com a Receita Federal foram 1 milhão de declarações que caíram na malha fina em 2022. Nesse lote de dezembro da restituição do IRPF residual, foram 488.637 contribuintes beneficiados, sendo que 51.507 são de pessoas inclusas em prioridade legal e 437.130 de quem não tem prioridade legal.
Para descobrir se foi incluso nesse pagamento, o cidadão pode fazer a consulta em dois canais:
Site da Receita Federal
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Agora, selecione “Consultar restituição”.
- Informe o número de CPF e data de nascimento do contribuinte, além do ano de busca;
- Tenha acesso as informações.
App Meu Imposto de Renda
- Acesse o aplicativo e faça login;
- Selecione “Consultar restituição” e informe o ano de busca;
- Tenha acesso as informações.
Onde será paga a restituição do Imposto de Renda
Como de costume, a restituição do IRPF será depositada na conta corrente do contribuinte, aquela informada ao enviar a declaração. Caso haja algum problema com a conta e o dinheiro depositado não tenha conseguido chegar até o titular, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Será preciso reagendar o recebimento do valor no site do BB, em uma agência ou telefonando para a Central de Relacionamentos: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).