Inscrições abertas para BOLSAS DE ESTUDOS de doutorado no exterior

Oferta de bolsas de estudos de doutorado é feita pela CAPES e totalizam até 2.035 vagas. Os participantes terão direito a auxílios que incluem até mesmo o deslocamento até o país em que a vaga é oferecida. Saiba como concorrer a essas bolsas.

Inscrições abertas para BOLSAS DE ESTUDOS de doutorado no exterior
Inscrições abertas para BOLSAS DE ESTUDOS de doutorado no exterior (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou o edital de bolsas de estudo de doutorado sanduiche no exterior. Ao todo a Capes deve financiar até 2.035 bolsas a doutorandos no exterior, para isso a estimativa é que de seja feito um investimento de até R$ 113,6 milhões.

“O lançamento desta edição do PDSE, com mais de 2.000 vagas para doutorado-sanduíche no exterior, mostra o compromisso cada vez maior da Capes na internacionalização dos programas de pós-graduação brasileiros, sempre visando ampliar o acesso da comunidade acadêmica brasileira aos centros internacionais de excelência, com o objetivo de democratização e maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do país.”, afirma Lívia Palumbo, diretora de Relações Internacionais da Capes.

Bolsas de estudos de doutorado no exterior

Para concorrer é necessário estar regularmente matriculado em curso de pós-graduação de doutorado, com nota igual ou superior a quatro na última Avaliação Quadrienal da Capes.

Além disso, é importante observar os demais requisitos descritos no Edital nº 44/2022 do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE).

O PDSE foi craido com a intenção de aumentar as possibilidades de formação superior ofertadas no Brasil.

Além disso, o programa possibilita uma maior colaboração de brasileiros com cientistas do exterior, e aumenta a visibilidade da produção científica do país e fortalecer os programas de pós-graduação brasileiros.

Os candidatos interessados terão até o dia 13 de março de 2023 para se inscreverem preenchendo o formulário virtual.

a seleção dos participantes será feita pelas próprias Instituições de Ensino Superior do candidato, de acordo com o seu plano de internacionalização, sendo responsabilidade da pró-reitoria de pós-graduação ou órgão equivalente.

O início das atividades no exterior acontecerá entre setembro e novembro de 2023.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.