Fintechs são o grande destaque no mundo das startups em 2022

Startups podem ser definidas com empresas de base tecnológica com alto potencial de se terem crescimento acelerado e exponencial. E, uma das principais categorias de startups são as fintechs, empresas que oferecem soluções financeiras altamente alinhadas à tecnologia.

E para comprovar isto, o Sling Hub, plataforma de dados, rodadas, negócios, investidores e análises de mercado de startups latino-americanas, divulgou as 10 plataformas mais acessadas em 2022. E, mais uma vez, a lista ficou “tomada” pelas fintechs.

Confira abaixo quais foram estas soluções financeiras digitais e qual a solução oferecida por cada uma delas.

Franq Open Banking

O primeiro lugar do ranking ficou com a fintech Franq Open Banking. 2022 ficou marcado pela evolução do Open Finance e, soluções relacionadas a esta inovação acabam se destacando. A fintech Franq Open Banking, por meio de uma plataforma one-stop-shop, oferece uma forma mais humana e inovadora de acessar produtos financeiros. Fundada em 2019, com sede em Florianópolis e com mais de 600 colaboradores, a startup já captou USD 11.993.982,00.

Plano

O segundo lugar ficou com a Plano, uma Fintech de Educação Financeira, tanto para pessoas físicas (B2C), como para empresas (B2B2C). A empresa foi fundada em 2018 e tem sede em São Paulo e conta com mais de 20 colaboradores.

Conta Simples

A terceira posição ficou com a fintech Conta Simples. Trata-se de uma conta digital voltada para empresas, com gestão de despesas e conta corrente em um só lugar, com plataforma inteligente de múltiplos cartões. Feita para as empresas da nova economia assumirem o controle dos gastos e ganhar eficiência nas operações do dia a dia. Fundada em 2018, com sede em São Paulo e com mais de 200 colaboradores, a startup já captou USD 21.500.000,00.

Paketá

A quarta posição ficou com uma fintech da categoria crédito. A Paketá é a fintech de Crédito Sustentável que oferece uma plataforma para concessão e gestão de crédito a colaboradores de empresas, e está transformando a experiência do crédito. Fundada em 2018, com sede em São Paulo e com mais de 100 colaboradores, a startup já captou USD 5.177.671,00.

Dinie

A quinta posição ficou com a Dinie, que permite que você disponibilize produtos de crédito, pagamentos B2B e serviços de ponta a ponta dentro da sua plataforma, de forma simples e rápida. Fundada em 2018, com sede em São Paulo e com mais de 20 colaboradores, a startup já captou USD 3.800.000,00.

goFlux

A sexta posição ficou com o goFlux, uma plataforma 100% Cloud, na qual embarcadores podem gerenciar todo processo de contratação de uma transportadora, num ambiente 100% seguro, propiciando ampliação da concorrência, total transparência, governança e redução de custos. Fundada em 2015, com sede em São Paulo e com mais de 90 colaboradores, a startup já captou USD 3.000.000,00.

Klavi

O oitavo lugar ficou com a fintech Klavi, mais uma solução relacionada ao Open Finance. Fundada em 2020, com sede em São Paulo e com mais de 30 colaboradores, a startup já captou USD 15.000.000,00.

Swap

O nono lugar ficou com a fintech Swap, empresa de infraestrutura de tecnologia financeira que tem como missão simplificar a criação e o lançamento de novas fintechs no mercado, tornando viáveis ideias que, até ontem, pareciam impossíveis para os empreendedores do mercado financeiro. Fundada em 2018, com sede em São Paulo e com mais de 190 colaboradores, a startup já captou USD 25.000.000,00.

Ainda no ranking apareceram as startups Unico (deeptech) e Agrosmart (agrotech).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Victor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.