Ibovespa se anima com esta fala do futuro Ministro da Fazenda

Nesta quarta, 28, no penúltimo pregão de 2022, o Ibovespa fechou em alta com a repercussão no mercado da sinalização do novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a respeito do fim da desoneração dos combustíveis, o que pode ajudar na arrecadação federal em um cenário de receio com os gastos públicos.

Os investidores também estão com as atenções voltadas para a formação da equipe ministerial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e da reabertura da China após as restrições impostas em decorrência da Covid-19.

No dia de ontem, o Ibovespa cresceu 1,53%, a 110.237 pontos. Na véspera, o índice havia recuado 0,15% a 108.578 pontos. Diante do resultado, o Ibovespa tem uma queda acumulada de 2% no mês. Mas considerando o ano, o índice teve uma alta de 5,17%.

O que está afetando os mercados?

No Brasil, os investidores seguem de olho na formação da equipe ministerial do Lula. Entre os nomes que se destacam está o da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Na última terça, Alexandre Padilha o futuro ministro das Relações Institucionais, disse que Tebet tinha aceitado o convite para assumir o Ministério do Planejamento. 

Já na área Econômica, Fernando Haddad anunciou mais dois nomes que farão parte de sua equipe em 2023. Foram anunciados os nomes de Tatiana Rosito, servidora do Ministério das Relações Exteriores, para ficar à frente da Secretaria de Assuntos Internacionais e o de Fernanda Santiago, servidora da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), para assumir a Assessoria Especial de Assuntos Jurídicos.

 Falando ainda sobre o cenário doméstico, se destacam as discussões a respeito da desoneração dos impostos federais que recaem sobre os combustíveis. Haddad solicitou na terça que o atual governo não prorrogue a desoneração,  o que pode  ajudar a arrecadação federal em momento de preocupação com as conta públicas.

Os impostos federais foram zerados até o fim de 2022, pelo governo e pelo Congresso, diante do crescimento dos preços em junho, causada entre outros pontos, pela guerra da Ucrânia. Para que a desoneração continue no próximo ano, é preciso editar uma medida provisória.

Segundo o levantamento do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o retorno de tributos federais sobre combustíveis pode aumentar o preço da gasolina em R$ 0,69 por litro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.