É hora de se programar: Confira o calendário de pagamentos do INSS 2023

Aposentados e pensionistas já podem conferir o calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para 2023. O documento foi publicado pelo Instituto no último dia 8 de dezembro, e deve ser referência para a liberação de benefícios que contemplarão pelo menos 37 milhões de pessoas. Entre eles, os que recebem aposentadoria, auxílios por incapacidade e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

É hora de se programar: Confira o calendário de pagamentos do INSS 2023
É hora de se programar: Confira o calendário de pagamentos do INSS 2023 (Foto: FDR)

O calendário de pagamentos do INSS é organizado com base no número final do benefício, considerando o dígito antes ao hífen. E todos os meses faz a liberação dividida em duas partes: primeiro recebem aqueles que ganham até um salário mínimo, depois quem tem acesso a quantia superior ao piso. Nesse segundo caso valem os pagamentos até o teto da Previdência Social.

Como os pagamentos começam sempre nas últimas semanas do mês, o cronograma acaba finalizando na primeira semana do mês seguinte. Isso significa que aqueles que recebem mais que o piso do INSS terão acesso a folha de pagamentos de janeiro apenas no início de fevereiro. Em contrapartida, receberam a remuneração de dezembro na primeira semana de janeiro.

Esse mesmo calendário de pagamentos do INSS será usado como referência no momento de definir quando serão liberadas as duas parcelas do 13° salário. Desde 2020 essa liberação tem sido feita no primeiro semestre do ano, até julho, como forma de movimentar a economia e antecipar o direito dos aposentados e pensionistas. 

Onde consultar o calendário de pagamentos do INSS

Os aposentados, pensionistas e recebedores de algum auxílio da Previdência Social, podem consultar o calendário de pagamentos do INSS a qualquer tempo. Para isso, basta usar o aplicativo Meu INSS que todas as informações sobre a data de liberação do salário serão repassadas.

Inclusive é possível baixar o arquivo no celular ou computador. Dessa forma:

  • Acesse o Meu INSS e faça login;
  • No menu de serviços clique em “Calendário de pagamentos”;
  • Tenha acesso ao documento referente ao ano em questão.

Calendário de pagamentos do INSS

Quando um salário previdenciário é aprovado, o cidadão recebe em sua casa o cartão de saque junto com um folheto contendo o calendário de pagamentos do INSS. A consulta das datas, como foi informado, pode ser feita a qualquer tempo, basta conferir o número final do benefício desconsiderando aquele após o hífen.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com