Querendo economizar em 2023? App ajuda usuário a economizar até 25% na conta de luz

Foi lançado pela comercializadora de energia Energizou uma ferramenta de gestão totalmente gratuita que monitora o consumo e identifica até seis oportunidades de economia na conta de luz. Saiba mais.

Voltada para consumidores empresariais que têm gastos de pelo menos R$ 10 mil por mês com energia elétrica, o Energizou APP também  simplifica o entendimento das informações que costumam constar na fatura.

“Quando pensamos em redução de custos em energia, associamos diretamente à diminuição do consumo. Nossa ferramenta permite identificar gastos que podem ser evitados e possíveis alterações de contrato com a distribuidora, por exemplo”, explica o CEO da Energizou, Christian Cunha.

Ao enviar os arquivos digitais das contas, o sistema faz a leitura dos dados e gera gráficos que demonstram mês a mês as diferentes bandeiras tarifárias, custo do kWh (quilowatts por hora), explicação de variações e o percentual de consumo nos períodos de ponta (horários de pico) e fora ponta.

Com base nessas informações, é possível fazer um planejamento para a compra de energia no mercado livre, que oferece preços mais vantajosos que o mercado cativo. Mas, comprar energia mais barata é apenas uma das oportunidades de economia.

O Energizou APP aponta oportunidades de reduzir o valor da conta, mostrando se há multa e juros por atraso de pagamento, por ultrapassagem de demanda ou por geração de energia reativa, se há custo com demanda não utilizada e alteração de modalidade tarifária. 

“Juntando tudo isso, é possível economizar pelo menos 15%  nos gastos mensais com energia elétrica, sem investimento. Temos clientes para os quais essa porcentagem representa uma economia na ordem de R$ 50 mil reais ao mês.”

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.