Advocacia-Geral da União publicou três editais de concursos que somam 300 vagas de emprego. As seleções são para profissionais com nível superior completo com salários que podem ultrapassar os R$ 21 mil. Confira detalhes desses certames.
A Advocacia-Geral da União vai realizar três concursos no começo do próximo ano. As seleções foram anunciadas recentemente pela AGU e oferecem ao todo 300 vagas em três cargos de nível superior, com reserva de 5% para pessoas com deficiência (PcD) e de 20% para negros.
Cada concurso terá as seguintes etapas:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Inscrição definitiva, de caráter eliminatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Essas etapas serão realizadas nas 27 capitais do país.
Concursos da AGU 2023
Cada edital oferece 100 vagas para os seguintes cargos: Advogado da União, Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional.
Para concorrer a elas é necessário atender aos seguintes requisitos: Ter diploma superior em curso de direito reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e, no mínimo, dois anos comprovados de prática forense.
Para o cargo de Advogado da União as provas objetivas, primeira etapa, serão aplicadas no dia 30 de abril de 2023; enquanto para Procurador Federal elas acontecerão em 7 de maio; e para Procurador da Fazenda Nacional em 21 de maio de 2023.
As provas discursivas acontecerão em junho, para os dois primeiros cargos, e em julho, para o último.
O período de pré-inscrição no processo seletivo ficará aberto de 9 de janeiro a 7 de fevereiro de 2023 através da página Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pelos três editais.
A taxa de inscrição é de R$ 180 para todos os cargos.
Bancas examinadoras
Em novembro foram definidas as bancas examinadoras, responsáveis por cada concurso.
Os grupos de examinadores são compostos pelos membros respectivos de cada carreira, conforme definido pelo Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (AGU) para as carreiras de Advogado da União e de Procurador da Fazenda Nacional.
Já a banca examinadora para os cargos de Procurador Federal será instituída pela empresa contratada pela AGU – o próprio Cebraspe.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.