Prazo para fazer o saque do PIS/PASEP está próximo. Veja calendário completo

Se você é um trabalhador com carteira assinada, seja funcionário de empresa privada ou servidor público, pode ser que tenha direito ao saque do PIS/PASEP. O benefício é distribuído todos os anos, mas tem um prazo para ser sacado. Confira quem recebe a até quando pode retirar a quantia.

PIS/PASEP: Consulte todos os calendários de pagamento, prazos e tabela de valores
Prazo para fazer o saque do PIS/PASEP está próximo. Veja calendário completo. (Imagem: FDR)

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) foram feitos para beneficiar os trabalhadores formais que vivem com baixa renda. Só recebem o depósito dos programas os funcionários com remuneração mensal de até dois salários mínimos.

Em 2022, o pagamento do PIS/PASEP que está sendo feito tem 2020 como ano-base. Isso significa que todos aqueles que estiveram contratados formalmente durante esse ano, mesmo que por apenas um mês, e se encaixam nos demais requisitos dos programas, têm direito ao pagamento.

O ano-base do benefício tradicionalmente é o anterior ao que é feito o pagamento. Porém, em 2020, a verba que seria destinada ao PIS/PASEP foi redirecionada para Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) em razão das dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19.

Sendo assim, o calendário dos programas ficou atrasado, já que o valor referente a 2019 só foi pago em 2021 e, agora em 2022, o ano-base é o de 2020. O prazo para fazer o saque este ano é o dia 29 de dezembro. Depois desse dia, os beneficiários ficarão impedidos de ter acesso à verba até a próxima liberação.

PIS/PASEP 2023: QUEM RECEBE, CONSULTAR DATAS, VALOR E PAGAMENTOS DO ABONO SALARIAL

Quem tem direito ao PIS/PASEP em 2022?

Confira a seguir a lista completa de requisitos para saber se você pode ser um beneficiário do Programa de Integração Social ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Valor do PIS/PASEP de acordo com a quantidade de meses trabalhados em 2020

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile