INSS vai mudar horário de atendimento no final de ano? Veja programação completa!

Os segurados, aposentados e pensionistas que necessitam de atendimento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), devem estar atentos a programação das agências. Isso porque, nesse final de ano é comum que os órgãos públicos adotem um novo horário de funcionamento, devido a escala de funcionários. Para a Previdência Social essa organização já foi publicada.

INSS vai mudar horário de atendimento no final de ano? Veja programação completa!
INSS vai mudar horário de atendimento no final de ano? Veja programação completa! (Imagem: FDR)

Alguns procedimentos são feitos exclusivamente em agências do INSS, como a perícia médica. Nesse caso, será necessário fazer o agendamento para comparecer no endereço marcado, dentro do horário programado. Acontece com os feriados de final de ano algumas instituições públicas têm adotado atendimento diferenciado, como é o caso de prefeituras e secretarias municipais.

Por isso, aqueles que não conseguem usar os canais online de atendimento da Previdência Social, como o Meu INSS, precisam consultar a disponibilidade das agências. O atendimento humano da Central de Atendimento Telefônica, no telefone 135, também será diferenciado durante essa semana do final de ano.

Vale lembrar que os dias 24 e 31 de dezembro não são feriado, mas ponto facultativo. Ainda assim, nessas datas é comum haver um horário diferenciado em empresas públicas e privadas porque antecedem as grandes festas de Natal e Ano Novo. Os dias 25 de dezembro, Natal, e 31 de dezembro, Réveillon, são feriados, mas neste ano caíram em um domingo, logo nada muda.

Como o INSS vai funcionar no final de ano?

Na última semana de 2022, de 26 a 30 de dezembro, as agências do INSS estão funcionando normalmente. Isso significa que quem tem atendimento marcado para essas datas será atendido dentro do horário. É importante estar atento ao horário que esses locais estão abertos.

Os dias 24,25, 31 de dezembro e 1 de janeiro, caíram em final de semana, sábado e domingo, nessas datas é comum que não haja atendimento nas agências. O que muda na programação do INSS é o horário para aqueles que telefonam para a Central e pretendem contar com atendimento humano.

  • 24 e 31 de dezembro: atendimento humano das 7h às 16h;
  • 25 de dezembro e 1° de janeiro: atendimento humano não funciona.

Independente da data o atendimento eletrônico continuará disponível, ou seja, aquele feito por robôs. Outros processos também estão mantidos para quem fizer login no App Meu INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com