INSS muda regra importante para atendimento na Central Telefônica

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem diferentes formas de atendimento ao público. Além do presencial, nas agências, ainda é possível acessar alguns serviços por ligação no telefone 135 da Central Telefônica. Foi anunciado no dia 22 de dezembro, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mudanças para o atendimento telefônico a partir de fevereiro de 2023.

INSS muda regra importante para atendimento na Central Telefônica
INSS muda regra importante para atendimento na Central Telefônica (Imagem: FDR)

A Central Telefônica de número 135 foi criada pelo INSS para que os segurados, aposentados e pensionistas, possam ter mais um canal de contato com a Previdência Social. A ideia é descongestionar outros canais, como as agências, o site e o aplicativo, permitindo inclusive o atendimento humano por telefone.

Uma série de serviços relacionados a pedidos de benefícios previdenciários, bem como dos salários, podem ser feitos usando essa Central. Informações por atendimento humano somente são disponibilizadas quando o cidadão fornece dados que possam identificá-lo como titular do benefício previdenciário

Isso significa que nenhuma informação é repassada sem confirmar a identidade no INSS, tudo para garantir a segurança dos processos vinculados a Previdência Social. Por isso, ao telefonar para o 135 é necessário ter o documento do titular em mãos, bem como o número do benefício para reconhecimento.

Novidades anunciadas para a Central Telefônica do INSS

No dia 22 de dezembro o Ministério do Trabalho e Previdência firmou uma parceria com a Claro S.A. para que as ligações feitas para o telefone 135 do INSS passassem a ser gratuitas. Dessa forma, as ligações que hoje têm custo de uma chamada local para celulares, passarão a ser gratuitas, como já acontece para quem telefona usando um telefone fixo.

O contrato de parceria com a Claro prevê uma duração de 12 meses, podendo ser renovado até o máximo de 60 meses. Sendo que a prestação do serviço de gratuidade terá início no final do mês de fevereiro. Até lá, quem preferir entrar em contato com o INSS por celular ainda vai precisar pagar pela taxa.

Outra opção é criar cadastro e fazer login no aplicativo Meu INSS, por lá todos os serviços são gratuitos. Sendo possível agendar serviços, dar entrada em novos benefícios, consultar saldos e extratos, e muito mais.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
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